22/07/2010 13h40 - Atualizado em 24/01/2019 12h32

Escolas estaduais recebem capacitação para operar sistema do MEC

Diretores, gestores e secretários de escolas da Rede Estadual que oferecem cursos técnicos profissionalizantes, participaram, durante esta semana, no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET)  Vasco Coutinho, de uma capacitação sobre o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional Tecnológica (Sistec), do Ministério da Educação (MEC). Os encontros contam ainda com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e do Conselho Estadual de Educação. A capacitação está sendo ministrada pelo Pesquisador Tecnologista de Informações Educacionais do Inep/Setec-MEC, Thiago Braga.

O objetivo é instruir os servidores a operar e alimentar o sistema que possibilita o mapeamento das escolas, cursos e alunos vinculados à Educação Profissional em todo o Brasil. De acordo com a técnica de Educação Profissional da Sedu, Sandra Monteiro, a capacitação para o sistema teve início no ano passado, porém, com o aumento da oferta da educação profissional, tornou-se necessário expandir o treinamento. “No ano passado capacitamos representantes de 30 escolas e hoje já temos 135 que oferecem cursos técnicos. Daí a necessidade de fazer com que todas as nossas escolas saibam trabalhar com o sistema”, destacou.

Uma das grandes contribuições que o Sistec trará para os alunos da Educação Profissional é a validação do diploma em todo o território nacional. De acordo com o Pesquisador do Inep/Setec-MEC, Thiago Braga, será possível verificar a autenticidade dos diplomas de Ensino Técnico eletronicamente em todo o Brasil. Isso acontece porque o sistema integra dados referentes a cursos técnicos em todas as escolas públicas e privadas autorizadas pelo MEC a ofertarem cursos profissionalizantes.

“Esse tipo de capacitação fortalece a parceria entre o MEC, a Sedu e as Escolas. Quando a escola passa a inserir os dados no Sistec, dá aos seus alunos a segurança de que seu diploma terá validade nacional incontestável, o que também dá garantia ao empregador de contratar um profissional realmente qualificado”, destacou Thiago.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard