21/12/2016 14h51 - Atualizado em 21/12/2016 14h54

Escolas promovem sustentabilidade em suas atividades

Para promover a consciência sustentável entre os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Serra Sede e Judith Leão Castello Ribeiro, foi desenvolvido o projeto “Ciranda Sustentável”, que trabalha na criação de hortas e jardins no ambiente escolar.

Criado pela professora de Ensino Religioso Juliana Fernandes Soares, o projeto foi realizado de acordo com o interesse dos estudantes. “Debatemos o assunto em sala de aula e os alunos gostaram bastante, o que nos levou a criar o projeto de hortas e jardins”, destacou Juliana.

De acordo com a professora, o trabalho foi desenvolvido em ambas as escolas durante todo o ano de 2016. “No primeiro trimestre recolhemos os materiais que iríamos precisar, já no segundo trimestre preparamos e pintamos os materiais, e no terceiro montamos a horta e o jardim. Foi bem legal”.

O projeto teve como objetivo despertar a sustentabilidade, por meio da produção de ambientes utilizando materiais em reaproveitamento, como a confecção da horta suspensa com “paletts” (madeira utilizada na organização de cargas).

“Já obtivemos muitos resultados, entre eles a parceria criada com alguns restaurantes próximos que também nos ajudaram na confecção do espaço. Também temos outros objetivos, como a criação de uma caixa d’água utilizando a água da chuva, o que é muito interessante”, concluiu a professora.

Feira Empresarial

Desenvolvendo as habilidades práticas dos estudantes e despertando para a sustentabilidade, a Escola Estadual David Roldi, localizada em São Roque do Canaã, realizou a II Feira Empresarial, com a participação das turmas do Ensino Médio Integrado em Recursos Humanos.

Durante a feira foram expostas as empresas criadas pelos estudantes: Mini Food, que trabalhou na produção de tortas, entre elas de frango e atum; La Gulosa, que ganhou destaque com a venda do combo: hambúrguer, batata frita, refrigerante e sobremesa (pudim e gelatina); e Cone Killer, que trabalhou na venda de comidas servidas em cone, como minisalgados fritos, batata frita e churros.

Na empresa Cone Killer, a cada vinte reais consumidos, o cliente recebia uma Eco Bag (sacola sustentável), integrando um diferencial sustentável à empresa. No evento – que foi aberto ao público – foram arrecadados alimentos, chegando a um total de 750 quilos para doação às famílias carentes da comunidade local.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone