Escolas realizam ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nessa terça-feira (08), escolas da Rede Estadual promoveram ações exaltando a data, com rodas de conversa, sessão de cinema, entre outras atividades. Uma delas foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Emílio Schroeder, localizada no município de Santa Maria de Jetibá, que promoveu o “Dia da Autoestima e da Beleza da Mulher Pomerana”.
A coordenadora pedagógica Kênya Maquarte Gumes Bregensk explicou que a ideia nasceu tendo em vista que a comunidade escolar conta com cerca de 99% de estudantes de descendência pomerana.
As ações envolveram estudantes do sexo masculino em um grupo e do sexo feminino em outro grupo. “Para as meninas, propusemos o ‘Circuito da Autoestima e da Beleza’. Para iniciar o roteiro, elas participaram de uma roda de conversa com profissionais que abordaram temas, como a importância da autoestima para a construção da identidade feminina, a questão histórico-cultural do papel da mulher, a valorização da mulher no meio familiar, profissional e na sociedade, além do desenvolvimento da autoestima e do equilíbrio emocional frente aos desafios atuais”, explicou Kênya Bregensk.
A programação do “Dia da Autoestima e da Beleza da Mulher Pomerana” também contou com uma palestra sobre a importância da higiene corporal e mental. Em seguida, as alunas receberam de uma cabelereira dicas e orientações com relação aos cuidados com os cabelos. Por fim, as estudantes foram convidadas a cortar os cabelos, limpar as sobrancelhas e fazer maquiagem.
Ao longo da tarde, os meninos participaram de um circuito intitulado “Descobrindo o Valor das Mulheres”, com um profissional que falou sobre os cuidados necessários ao relacionamento com a mulher. Também participaram de uma sessão de cinema e dinâmica.
“Foi notável perceber o quanto os estudantes ficaram sensibilizados pelas reflexões. O que esperamos é que essas reflexões se efetivem em práticas e atitudes de respeito, valorização e reconhecimento da importância da mulher no contexto social em que vive nossa comunidade campesina. Os jovens rapazes também foram convidados a cortar seus cabelos, inovando seus perfis com cortes modernos e estilosos. Até os professores, merendeiras e secretárias da escola foram beneficiadas com o momento de beleza e puderam melhorar o visual”, contou a coordenadora pedagógica.
Outras ações de valorização da mulher
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Padre Antônio Volkers, localizada em Marilândia, promoveu o desfile "Conquistas ao Longo da História”, promovido pelos professores e alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) em Administração.
As alunas desfilaram representando conquistas das mulheres ao longo do tempo, como o direito ao voto, a Lei do Divórcio, a primeira Delegacia da Mulher, Lei Maria da Penha, entre outras.
Já os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zenóbia Leão, localizada em Guarapari, propuseram à Secretaria da Educação (Sedu) a inclusão no Calendário Escolar de 2022 da Semana de Debates e Conscientização sobre a Violência Contra a Mulher, a ser realizada na semana do dia 13 de agosto, em alusão à data de criação da Lei Maria da Penha – Lei Federal Nº 11.340/2006.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata