10/04/2017 14h24 - Atualizado em 10/04/2017 14h25

Escolas Vivas realizam atividades dinâmicas para trabalhar a integração entre alunos

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Presidente Castelo Branco (Escola Viva), localizado no município de Cariacica, realizou, nessa quinta-feira (06), a 1ª Oficina de Interpretação. A atividade envolveu os alunos do Ensino Fundamental e trabalhou as disciplinas eletivas “Youtube For Fun” e “Curta Contos”, por meio de leitura e vivências com câmeras de vídeos.

Além da literatura, os estudantes trabalharam as temáticas junto às matérias de artes, ciências e Língua Portuguesa. Durante o evento, foi realizada uma encenação de um julgamento, no qual uma aluna seria julgada e os outros educandos seriam divididos em dois grupos, um de defesa e outro de acusação. Houve, também, leitura de roteiro em frente a uma câmera de vídeo.

A atividade contou com a presença da atriz Luciene Camargo, que deu orientações aos alunos sobre como se portar em frente a uma câmera, como criar um canal de vídeo divertido e dinâmico, como chamar a atenção dos telespectadores para o canal, além de exercícios de aquecimento de voz, para ficar mais à vontade durante as gravações.

Para o professor de Ciências da unidade, Felipe Guasti, as oficinas pedagógicas são práticas didáticas que permitem uma ação educativa por meio do trabalho prático ou na execução de atividades que busquem construir o conhecimento. “São espaços de trabalho que contam com a participação ativa de cada aluno na execução de tarefas coletivas. Sem falar que, assim, preparamos os estudantes para falar em público ou em frente a uma câmera, para aqueles que pretendem trabalhar com jornalismo, cinema, entre outras áreas”, concluiu.

Vitória Salgado, aluna do 9º ano, contou que gostou muito de participar do projeto. “Achei a ideia muito interessante, pois com ela, o conteúdo da disciplina “Youtube For Fun” ficou mais claro”, explicou. A estudante Tayná Neves de Freitas, também do 9º ano, afirmou ter se divertido muito durante o evento, já que foi escolhida para ser uma testemunha durante a simulação do julgamento. “Foi bem engraçado, principalmente a parte que tive que testemunhar. Nunca havia participado de uma atividade como essa antes”, completou.

Recriando Atividades

Integrar e divertir. Esses são os objetivos das atividades realizadas durante a disciplina de Educação Física no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Daniel Comboni (Escola Viva), de Ecoporanga. As aulas contaram com a participação de todos os alunos.

A ação contou com exercícios como Handebol, transformado em HandCaranguejo e HandSabão, em que os estudantes ficam sentados na quadra de jogo e só se locomovem de quatro apoios, quicando a bola com uma das mãos ou se arrastando pelo chão.

De acordo com o professor Rodrigo Dal´Col, as aulas buscam trabalhar a coordenação motora, proporcionando mais facilidade em executar os exercícios físicos. Além disso, mostra que todos devem ser vistos da mesma forma, independente de suas limitações físicas.

“Eles se superaram e perceberam como a disciplina é importante. Além disso, houve um momento de reflexão, em que os alunos conversaram sobre o dia a dia dos estudantes com deficiência motora. Eles aprenderam a respeitar as dificuldades dos colegas”, explicou.

A interação se tornou diversão para os alunos. A aluna Mônick Mendonça, do 3º ano do Ensino Médio, contou que o evento foi muito legal e que está ansiosa para que os professores realizem outras ações. “Gostei muito de participar, pois conseguimos entender um pouco a rotina das pessoas com deficiência motora. Por mais simples que parecesse a atividade, nos tornamos pessoas melhores e mais sensíveis aos outros”, disse.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard