05/08/2019 18h19

Esesp capacita servidores do Legislativo sobre Gestão Documental

A Escola do Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) deu início, na manhã desta segunda-feira (05), à capacitação de servidores da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Ao longo desta semana, cerca de 30 profissionais que atuam na Casa participam do curso “Gestão Documental”, realizado em parceria com a Escola do Legislativo.

A capacitação foi viabilizada por meio da Rede de Escolas do Espírito Santo (Red_ES), conjunto de instituições públicas que possuem escolas, centros ou espaços destinados à qualificação dos seus agentes. A intenção é promover o intercâmbio de informações, experiências e conhecimentos em benefício dos cidadãos.

A abertura do curso contou com a participação do secretário de Gestão de Pessoas da Ales, Joel Rangel Pinto Junior, do coordenador especial da Escola do Legislativo, Marcos Vinícius Coelho, da servidora e membro da equipe pedagógica, Mirian Caliman, e do gerente de Desenvolvimento de Talentos Humanos da Esesp, Marcos Villas Bôas.

O coordenador Marcos Vinícius agradeceu a parceria que possibilitou a oferta da capacitação. Além disso, ele falou sobre a importância do tema. “É fundamental nos atualizarmos sobre o assunto, principalmente no momento no qual vivemos que é marcado pela transição do papel para o eletrônico. Esse momento é para crescimento e atualização”, explicou.

O gerente de Desenvolvimento de Talentos Humanos da Esesp, Marcos Villas Bôas, destacou que a ação conjunta vai de acordo com a missão da Escola. “A nossa razão de existir é disponibilizar os conhecimentos necessários para que as instituições públicas possam prestar um serviço de qualidade e excelência para a sociedade. Fazer parte desse momento nos deixa muito felizes”, afirmou.

O curso

Comandado pelo docente Wagner Bianchi, o curso tem o objetivo de contribuir para a melhoria dos procedimentos relativos à gestão documental, aplicando noções básicas de protocolo e enfatizando a classificação e avaliação de documentos. Além disso, são abordados temas como destinação dos arquivos (guarda permanente ou eliminação) e a aplicação da tabela de temporalidade.

Wagner é graduado em Arquivologia e, atualmente, é coordenador de Gestão de Documentos no Arquivo Público do Espírito Santo, onde desenvolve as atividades de gerenciamento das atividades de transferência e recolhimento de documentos ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). O docente também é membro da Comissão Gestora do Programa de Gestão de Documentos do Governo do Estado Espírito Santo.

Texto: Renan Chagas

Informações à imprensa: