06/04/2017 15h23 - Atualizado em 06/04/2017 15h24

Esesp promove encontro para debater ‘Escola de Líderes’

Gestores do Estado, docentes e membros da equipe técnica da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) estiveram reunidos, nessa quarta-feira (05), com representantes da instituição de ensino superior e de pesquisa ‘Insper’, para discutir a criação da ‘Escola de Líderes’ – espaço focado no desenvolvimento e fortalecimento das lideranças.

Esse é o primeiro encontro promovido pela Escola de Governo para colocar o projeto em prática. O objetivo foi permitir a troca de informações entre os participantes, com a apresentação das ações que já foram desenvolvidas pela Esesp nessa perspectiva e exposição das propostas de temas e metodologias trazidas pelo Insper.

O debate foi dividido em três momentos. Na parte da manhã, a diretora-presidente da autarquia, Dângela Bertoldi Volkers, e a diretora técnica, Sylvana Torres, receberam os representantes do Insper Marcelo Gomez e Leni Nunes para falar sobre as expectativas da formação e alinhá-las às demandas do Estado.

Dângela explicou que a conversa entre os diversos atores que estarão envolvidos futuramente na ação se configura como um importante passo em direção ao fortalecimento da Escola de Governo, que cada dia mais se aproxima das reais demandas das organizações governamentais.

“Não se põe em prática políticas públicas de longo alcance e inovadoras sem lideranças visionárias e ousadas, assim como não se supera os desafios cotidianos ou se constrói um Estado comprometido com as causas sociais sem líderes persistentes e sustentáveis”, comentou.

Na sequência, Marcelo e Leni mostraram a proposta de trabalho para diversos gestores estaduais. Estiveram presentes a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Dayse Lemos, e representantes das secretarias de Estado da Justiça (Sejus); de Planejamento (SEP); da Fazenda (Sefaz); de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); da Educação (Sedu); de Controle e Transparência (Secont); da Cultura (Secult), de Esportes e Lazer (Sesport) e da Vice-Governadoria.

Além disso, o encontro também contou com a participação de membros do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) e da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

Já no período da tarde, foi a vez dos docentes credenciados da Esesp contarem como foi a experiência com o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), ação iniciada em 2007 pela instituição, cujo objetivo foi estimular uma cultura gerencial focada em resultados e ter, como resultado, a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

O gestor em diferentes contextos

Quais são as necessidades que o líder precisa ter para conseguir conduzir sua equipe, desenvolver tarefas com base nas demandas apresentadas e chegar aos resultados esperados? Para responder a esses questionamentos, o Insper apresentou a sugestão de trabalhar as lideranças com base em contextos diferentes.

De forma geral, a ideia é focar a figura do gestor em três dimensões: inserido na organização, com a responsabilidade de interpretá-la nos diferentes estágios da liderança; como membro integrante das equipes, tendo o papel de tomar decisões sobre a gestão; e, por fim, como um ser individual, frente aos desafios no exercício da função e na utilização de ferramentas para domínio pessoal.

“Não podemos trabalhar a gestão e a liderança como itens separados, porque elas acontecem de forma conjunta no dia a dia. A capacidade de criar engajamento dentro das organizações é fundamental para que os gestores possam atingir as metas estabelecidas”, explicou a docente do Insper Leni Nunes.

A partir de agora, a intenção é que seja criado um canal aberto de diálogo entre os participantes deste encontro para a elaboração de uma solução educacional customizada às necessidades e características do Estado do Espírito Santo. De acordo com a diretora-técnica da Esesp, Sylvana Torres, é preciso focar tanto nos líderes atuantes quanto nos potenciais.

“Esse comportamento precisa atravessar toda a organização para que as estratégias governamentais tenham alcance por toda a cadeia de processos e resultem em respostas para os cidadãos capixabas”, ressaltou Sylvana.

Escola de Líderes

O projeto tem o objetivo de criar um espaço estimulante à emergência e ao fortalecimento de uma liderança eficaz, democrática e orientada pelos princípios da criatividade, inovação e sustentabilidade. Com esse conjunto de competências, espera-se garantir eficiência, eficácia e efetividade nas políticas públicas empreendidas.

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas