30/06/2017 14h04

Esesp promove encontro sobre gestão pública em Viana

Foto: Assessoria de Comunicação/Esesp

A cidade de Viana recebeu, na tarde desta quinta-feira (29), um encontro de mobilização promovido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O evento foi destinado aos servidores municipais e abordou o tema “A Gestão Pública que sonhamos”.

O momento contou com a participação do prefeito da cidade, Gilson Daniel; da secretária de Administração, Gestão de Pessoas e Finanças, Emanuela Pedroso; da diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers; e da diretora técnica da instituição, Sylvana Torres. Na plateia, mais de 140 estiveram presentes.

O encontro de mobilização foi conduzido pelos docentes Ezimar Bravin e João Luiz Borges. O objetivo foi realizar uma reflexão sobre o papel protagonista do servidor no dia a dia do serviço público, por meio de um diálogo sobre questões éticas e orçamentárias. Esta foi a primeira realizada em 2017 entre a Esesp e a prefeitura de Viana.

A diretora-presidente Esesp ressaltou o trabalho de parceria que a autarquia vem firmando para ampliar sua abrangência, levando suas soluções educacionais a um número cada vez maior de pessoas. Para Dângela, o conhecimento é uma peça fundamental para chegar até a gestão pública que é sonhada.

“Nós ficamos muito felizes quando somos procurados pelas prefeituras. Porque isso significa que o pensamento está alinhado, que estamos compreendendo que é necessário capacitar, qualificar e inovar. A administração pública muda, o mundo muda, a sociedade se torna mais exigente a cada dia, e nós, que escolhemos a função de servir a sociedade, precisamos nos adaptar a esse novo universo”, disse Dângela.

Já o prefeito da cidade, Gilson Daniel, aproveitou a oportunidade para agradecer à Esesp pelas ações que serão desenvolvidas de forma conjunta. “Estamos trabalhando muito para valorizarmos os nossos profissionais, porque queremos que eles tenham mais oportunidade. Com uma boa atuação, os servidores são capazes de mudar a vida de outras pessoas. É isso o que queremos”, falou.

Seguindo o mesmo pensamento, a diretora técnica da Escola de Governo abordou a necessidade dos agentes públicos buscarem continuamente o aprendizado e a melhoria. Segundo Sylvana, a valorização por meio do investimento em capacitação é sinal de uma cultura que começa a mudar.

“O conjunto de competências que nós tínhamos dez ou vinte anos atrás é importantíssimo e constitui o nosso repertório, mas já não é mais suficiente para atender aos desafios que nos sãocolocados continuamente. E aí está a necessidade de um programa de formação permanente”, Sylvana.

O encontro de mobilização é uma das ações previstas pelo programa ‘Novas Competências na Gestão Municipal’, que leva até as cidades capixabas as formações promovidas pela Esesp. Para isso, os municípios são divididos em Territórios do Conhecimento. Viana faz parte do território denominado ‘Metropolitano’, que também inclui Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Fundão e Guarapari.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp