31/05/2019 12h09

Esesp promove oficina de alinhamento estratégico com nova gestão de Irupi

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou, na tarde desta quarta-feira (29), a oficina "Panorama Econômico e Alinhamento Estratégico" com os profissionais que atuarão na nova gestão da Prefeitura Municipal de Irupi, na região do Caparaó.

A atividade foi desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade e reuniu cerca de 30 pessoas, entre elas o prefeito eleito, Edmilson Meireles, o vice-prefeito, Paulino Lourenço, e outros membros da equipe de trabalho.

O objetivo foi levar aos participantes uma visão ampla sobre as demandas da gestão pública na atualidade, levando em consideração o cenário nacional e os impactos gerados na administração municipal, questões fundamentais para as entregas que são realizadas para a sociedade.

O momento foi comandado pelo doutor em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), professor universitário e docente credenciado da Esesp, Pablo Lira. Ao longo de toda a ação, ele incentivou o público presente a pensar nos pontos fortes que a nova gestão pode estimular e os pontos que precisam ser aprimorados.

“Nós precisamos enxergar a nós mesmos como um time que joga em equipe e tem um objetivo em comum. Para isso, é preciso identificar bem o cenário em que estamos jogando e, a partir disso, traçar as estratégias necessárias para alcançar as metas estabelecidas por todo o grupo. O trabalho deve ser colaborativo”, ressaltou Pablo.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, destacou a importância do encontro e do atendimento que a instituição faz aos municípios. “A Escola de Governo, aqui representando o governador Renato Casagrande, quer ser enxergada como uma parceira na disseminação de conhecimentos e experiências. O aprendizado deve ser um processo constante na gestão pública”, explicou.

Edimilson Meireles assumirá a prefeitura da cidade após vencer a eleição suplementar realizada no dia 05 de maio deste ano, com um total de 4.602 votos (60,85% dos votos válidos). A nova equipe passa a atuar no município a partir do dia 1° de junho.

De acordo com o prefeito eleito, essa parceria será fundamental para superar os desafios da gestão. "O apoio do Governo do Estado e da Esesp com as capacitações vai contribuir com a nossa missão de administrar esse município buscando as melhores oportunidades para a nossa população", destacou Edimilson ao final do encontro.

A capacitação foi levada a Irupi após uma solicitação feita pelo prefeito interino, Valmir Montoni, que foi acolhida pelo Governador Renato Casagrande por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

A ideia é que, a partir dessa primeira ação, sejam definidas outras iniciativas para serem levadas ao município, beneficiando não só os servidores da cidade, mas de toda a região.

Texto: Renan Chagas

Assessoria de Comunicação da Esesp