02/06/2017 14h00

Esesp realiza encontro de mobilização de Santa Teresa

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou, na tarde desta quinta-feira (1º), a abertura oficial das ações de capacitação do território do conhecimento ‘Central Serrano’. O evento foi sediado na Casa da Cultura de Santa Teresa e abordou temas como Ética e Orçamento.

A ação faz parte do programa ‘Novas Competências na Gestão Municipal’, desenvolvido pela Escola de Governo do Estado. O objetivo é auxiliar as administrações dos municípios no desenvolvimento de competências dos seus servidores, nas mais diversas áreas, por meio da oferta de cursos e outras soluções didáticas.

O momento contou com a participação da diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers; da diretora técnica, Sylvana Torres; e da secretária de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Santa Teresa, Samira Sperandio. As três destacaram a importância da parceria para buscar o serviço público desejado.

“Esse é o momento em que damos as mãos e nos ajudamos mutuamente. Isso é muito importante para a Esesp porque conseguimos levar nossas ações até os servidores municipais, que são justamente aqueles que estão mais próximos da população. A qualidade do serviço prestado deve ser a mesma em todas as esferas”, disse Dângela.

Nesse sentido, a diretora técnica da Escola de Governo convidou o público presente a participar de forma protagonista do momento. “A gestão pública que queremos não começa lá fora. Começa aqui dentro, começa no dia a dia de cada um de nós”, salientou Sylvana.

Como forma de atender ao maior número possível de cidades com mais eficiência e menos custos, a Esesp dividiu o Estado em 10 regiões com proximidade geográfica, conhecidas como ‘Territórios do Conhecimento’. Este agrupamento usou como base a Divisão Regional do Espírito Santo, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Além do município de Santa Teresa, as capacitações serão abertas à participação dos servidores de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana e Itaguaçu, que integram o território ‘Central Serrano’. O primeiro curso na região, sobre ‘Excelência no Atendimento’, ocorrerá de 06 a 08 de junho.

Para a secretária municipal de Santa Teresa, Samira Sperandio, essa soma de forças entre o Governo do Estado e os municípios é fundamental para garantir que a população seja atendida da maneira que precisa. “O mundo muda, assim como as tecnologias, os conhecimentos e a legislação. E o servidor precisa acompanhar essas transformações. Por isso essa ponte com a Esesp vai ser de grande importância”, disse.

A previsão é que a Esesp também leve as capacitações disponíveis em seu portfólio às demais regiões, como vem ocorrendo com o curso ‘Marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil. As demais regiões são: Metropolitana, Sudoeste Serrana, Litoral Sul, Central Sul, Caparaó, Rio Doce, Centro-Oeste, Nordeste e Noroeste.

Boa Esperança

Também nesta semana, a Escola de Governo do Estado levou ao território do conhecimento ‘Nordeste’ a capacitação ‘Autoliderança’. Esta é a primeira formação realizada na região em 2017 dentro das ofertas tradicionais da Esesp. As vagas são destinadas aos servidores das cidades de Mucurici, Ponto Belo, Montanha, Pinheiros, Pedro Canário, Boa Esperança, Conceição da Barra, São Mateus e Jaguaré.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp