06/12/2016 17h55 - Atualizado em 06/12/2016 17h56

Esesp realiza palestras em Cachoeiro e São Mateus

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou, nesta terça-feira (06), palestras em dois municípios no interior do Estado. As atividades foram sediadas em São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Participaram membros dos Batalhões da Polícia Militar localizados nessas cidades e servidores municipais.

A intenção, de acordo com a diretoria da Esesp, é promover um momento de reflexão de práticas, incentivando o público presente a iniciar o novo ano de maneira inovadora e transformadora. A ação marca o encerramento das atividades de capacitação realizadas pela Escola de Governo nos municípios em 2016.

Em São Mateus, o tema da palestra foi “Gestão Criativa na Solução de Conflitos”. O encontro contou com o comando do docente Lourival Cristofoletti e abordou questões como a liderança na mediação de conflitos e as variáveis básicas que colaboram para obtenção de resultados positivos no processo negociação.

Uma das pessoas presentes na plateia foi o tenente Fábio Luis Gomes. Frequentador assíduo das capacitações promovidas pela Esesp na região, ele falou sobre a participação no evento e classificou a palestra como um ‘convite ao raciocínio’.

“Vimos uma abordagem diferente do contexto que normalmente convivemos, com orientações sobre planejamento em situações críticas e tomada de decisões nos conflitos que encontramos no dia a dia, nas nossas relações. Tivemos uma boa adesão, o que é muito satisfatório”, disse.

Já em Cachoeiro de Itapemirim, o evento visou a estimular os participantes a serem líderes de si mesmos, alertando para a importância do processo de autoconhecimento para agregar ao ambiente profissional. Entre os elementos abordados estão o foco e a clareza de objetivos, os valores pessoais e a gestão das emoções. A condução do bate-papo ficou sob o comando do palestrante Peter Altoé.

A diretora presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, destacou a importância de ampliar o acesso à capacitação. “Durante todos esses meses realizamos um trabalho forte para poder atender a um número cada vez maior de pessoas. Esse esforço é fruto de um trabalho em conjunto de instituições que entendem que um serviço público de qualidade é direito de todos”.

Ao longo do ano, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo realizou diversas ações nos municípios capixabas por meio de parceria. Foram beneficiados tanto servidores das administrações municipais quanto profissionais do Estado, que puderam participar de atividades sobre diversos eixos do conhecimento.

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues