08/10/2010 22h03 - Atualizado em 21/01/2019 12h28

Esforço Concentrado beneficia internos de Barra de São Francisco

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Diretoria de Assistência Jurídica do Sistema Penal (Dirajusp), terminou nesta sexta-feira (08) mais um Esforço Concentrado de Intervenção Localizada (Ecil), desta vez, na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF). Mais de 350 homens foram atendidos nesta quinta e sexta-feira.

Todos os internos da unidade prisional foram atendidos e receberam, dos oito assessores jurídicos da Secretaria presentes, informações sobre o andamento de cada um dos processos avaliados. Terminada a consulta, nos casos em que houve necessidade, a Justiça foi acionada para analisar a concessão de alvarás de soltura ou progressões de regime.

A diretora da unidade prisional, Vera Lúcia Ferreira, destacou a importância do trabalho. “O Ecil representou um avanço muito importante para a ressocialização dos internos. Todos, sem distinção de classe social, têm o mesmo atendimento, são tratados com justiça, e se sentem mais seguros com relação ao tempo que passarão presos. É, realmente, um trabalho que honra qualquer unidade prisional”, exaltou.

Participaram também da ação os promotores de Justiça, Geraldo Vasconcelos de Abreu e Creumir Guerra. Representando a Polícia Militar, esteve presente o tenente Jonathas Soares Miranda. A superintendente geral da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Juraci Carniele, também compareceu ao evento. “Que trabalho maravilhoso. Atenção, senhores, vocês não foram esquecidos, todos estão olhando para vocês”, alertou aos internos.

Em 2010, 17 unidades prisionais já abrigaram Esforços Concentrados de Intervenção Localizada. De acordo com dados da Dirajusp, desde o início do ano, mais de 7.200 internos foram atendidos e 1.917 benefícios concedidos.

Assessoria de Comunicação – Sejus

Rafael Porto