Espírito Santo conquista o melhor resultado de sua história na natação paralímpica
A nadadora paralímpica Patricia Pereira, que recebe apoio do Governo do Estado por meio do programa Bolsa Atleta, foi destaque na última etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, competição encerrada no domingo (29) e que teve provas de atletismo, halterofilismo e natação, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ela faturou seis medalhas de ouro (quatro em categorias individuias ‑ 50m livre, 100m livre, 200m livre e 50m peito - e duas pela equipe do ACPD/Álvares Cabral).
Foi o melhor resultado da história do Espírito Santo na modalidade. Além de Patricia, mais dois nadadores contemplados pelo Bolsa Atleta subiram ao pódio: Laís Amorim, prata nos 100 metros costas, e Waldir Alvarenga Junior, prata nos 100 e 220 metros livres e bronze nos 50 costas e 50 livre. Assim, totalizou-se 11 medalhas para o Estado.
A vitória por equipes veio nas provas do 4x50m livre 20 pontos (com Patricia Pereira, Waldir Alvarenga Júnior, Marco Aurélio Quaresma e Natalia Torezani) e nos 4x50m medley (Patricia Pereira, Waldir Alvarenga Júnior, Laís Amorim e Marcos Vinícius Barcelos). Marco Aurélio Quaresma e Marcos Vinícius Barcelos também são contemplados pelo Bolsa Atleta.
Para completar a grande atuação capixaba, Patricia Pereira foi a maior vencedora no geral feminino da competição, e o técnico da equipe, Leonardo Miglinas, eleito o melhor treinador. Patricia ainda bateu o recorde brasileiro, que pertencia a ela mesma, dos 50 metros livre, registrados na Paralimpíada do Rio, em 2016: baixou o tempo de 53s96 para 53s89.
Ao desembarcar no Espírito Santo, a nadadora fez questão de agradecer o apoio recebido através do governo do Estado. “Parabenizo o incentivo que todos nós estamos recebendo através do programa Bolsa Atleta. Essa ajuda é fundamental. Nos dá tranquilidade e suporte para que possamos nos dedicar aos treinamentos”, elogiou a nadadora paralímpica.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Roberto Carneiro, parabenizou Patricia e os demais competidores que brilharam na competição. “Os atletas capixabas mais uma vez mostraram sua força na etapa em São Paulo. Estão todos de parabéns. Ficamos orgulhosos com essa performance. O governo do Espírito Santo segue cuidando das contas e das pessoas. Por isso, vamos seguir fomentando grandes valores do nosso esporte através do programa Bolsa Atleta”, afirmou o secretário.