Espírito Santo fica em 6ºlugar no ranking nacional de serviços públicos digitais da Abep-TIC
O Estado do Espírito Santo alcançou a 6ª colocação na edição 2021 do Índice “Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e divulgado na última sexta-feira (02).
Com uma pontuação de 74,75 pontos, o Espírito Santo melhorou em seis pontos em comparação com o último ranking. A análise abrangeu o período de janeiro de 2020 a abril deste ano. Além disso, englobou questões referentes à maturidade digital do Brasil.
Para a análise, o estudo determinou a pontuação entre 0 e 100, dividida em três dimensões: Capacidades para a Oferta Digital de Serviços e a Oferta de Serviços Digitais, que juntas correspondem a 90% da nota, e Regulamentação sobre Modernização para Oferta de Serviços Públicos, que contempla os 10% restantes.
Na avaliação do presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e da Abep-TIC, Tasso Lugon, o índice contribui para identificar as ações que impactam os cidadãos de maneira mais eficiente por meio do avanço tecnológico.
“O Espírito Santo está mostrando progressos na oferta de serviços digitais para os cidadãos. Uma prova disso é que muitos órgãos do Poder Executivo Estadual já disponibilizam serviços eletrônicos aos capixabas. Outro ponto importante é que a tecnologia está permitindo ao Governo do Estado ser um dos mais transparentes do Brasil. Sem dúvida, podemos evoluir para a população contar com um atendimento cada vez mais ágil e eficiente”, enfatizou Lugon.
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