12/11/2010 20h15 - Atualizado em 18/01/2019 15h15

Espírito Santo lança nova variedade de mamão: ‘Rubi Incaper 511’

Mais de 250 produtores rurais da região Norte do Estado comemoram o lançamento da nova variedade de mamão: o ‘Rubi Incaper 511’. O fruto foi desenvolvido durante 12 anos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e tem como principal característica a possibilidade de reutilização de suas sementes.

Participaram da solenidade o governador em exercício, Élcio Alvares, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, os prefeitos de Sooretama, Joana da Conceição Rangel, de Marilândia, Geder Camata, e de Pinheiros, Antônio Machado, o deputado estadual e vice-governador eleito, Givaldo Vieira, o conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo, José Antônio Pimentel, o diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, dentre outras autoridades e lideranças comunitárias.

Durante o lançamento foi realizada uma palestra pelo pesquisador do Incaper e Doutor em Produção Vegetal, Laercio Francisco Cattaneo, responsável pelo desenvolvimento do fruto, que apresentou as características agronômicas da nova variedade. Logo após foi realizada a doação de sementes de mamão para os participantes.

O secretário Enio Bergoli apontou que essa é mais uma vitória da ciência e tecnologia capixaba. “O mamão Rubi é adaptado à produção familiar, pois as sementes podem ser reutilizadas por três plantios. Isso representa economia para esses produtores, já que as sementes do mamão formosa custarão caro e o agricultor precisa comprar todos os anos, já com o Rubi poderão utilizar as sementes para o próximo plantio. Parabenizo a todos os pesquisadores do Incaper por mais essa vitória”, disse.

O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, avaliou a nova variedade como uma alternativa vantajosa para os produtores.  “Os frutos do Rubi são grandes e têm boas características comerciais, como peso, consistência da polpa e sabor. Tenho certeza que será de boa aceitação no mercado e vai ajudar na sustentabilidade da agricultura familiar capixaba”, indicou.

“Estou entusiasmado com o grande avanço na pesquisa capixaba. Vejo com muita admiração esse lançamento, que é símbolo de um trabalho sério e honesto. Sei que esse produto será de grande valia para a geração de renda dos agricultores capixaba e contribuir para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo”, afirmou o governador em exercício Élcio Alvares.

O produtor João Pobbio Sobrinho espera poder economizar e ter mais renda com sua produção. “Hoje o nosso custo é muito alto, e com essa variedade esperamos ter uma despesa bem mais baixa e melhorar nossa renda”, comemorou.

Já o produtor da variedade ‘Havai’ Davanir Montovani participou do lançamento para conhecer a nova variedade. “Pretendo plantar essa espécie e a minha expectativa é a melhor, já que com essa a gente pode reaproveitar a semente para fazer um novo plantio”, afirmou.

Características do mamão Rubi

- Bom tamanho comercial. Em média, o fruto pesa 1,5 Kg;
- Polpa grossa, com espessura média de três centímetros, o que proporciona bom aproveitamento dos frutos;
- Polpa firme, o que facilita o transporte;
- Casca sem manchas;
- Plantas vigorosas, com altura média aos oito meses após o plantio de 1,64 metro;
- Boa produtividade. Se bem conduzida, a variedade pode render 170 toneladas por hectare.

Histórico

Desde a segunda metade da década de 1970, o Incaper trabalha na avaliação de novos genótipos de mamoeiro com o objetivo de disponibilizar aos agricultores cultivares mais produtivas e com frutos de boa aceitação comercial. No início da década de 1980, o Programa de Melhoramento Genético do Mamão Incaper selecionou e recomendou a cultivar mamão do grupo ‘Solo’ ‘Improved Sunrise Solo – Line 72-12’, que foi amplamente plantada nas regiões produtoras do Espírito Santo.

Em 1998, na Fazenda Experimental do Incaper de Sooretama foram iniciados os trabalhos de seleção de genótipos promissores de mamoeiros do grupo ‘Formosa’ visando obter novas variedades de polinização aberta por meio da autofecundação do híbrido comercial ‘Tainung 01’.

Desse trabalho, sobressaíram vários genótipos, sendo a variedade ‘Rubi Incaper 511’ selecionada por apresentar, em todos os experimentos e avaliações realizados em Sooretama e em outras cinco localidades do Espírito Santo, características agronômicas favoráveis e também boa qualidade de frutos.

De acordo com o pesquisador Incaper, Laercio Francisco Cattaneo, a grande diferença da variedade ‘Rubi’ para a ‘Tainung 01’ é que esta última é híbrida e a primeira de polinização aberta, ou seja, se multiplica sozinha, não carece de cruzamentos controlados.

Segundo Cattaneo, as recomendações técnicas para o cultivo da ‘Rubi Incaper 511’, como época de plantio, espaçamento, adubação e controle de pragas e doenças, são aquelas mesmas tradicionalmente recomendadas para a cultura do mamoeiro. Para reutilização das sementes, basta plantar a variedade em locais isolados, distantes de outros pomares de mamão, selecionar as melhores plantas, coletar os frutos e retirar as sementes separadamente.

Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim