Espírito Santo: portas abertas para o desenvolvimento
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) firmaram parceria para participar da Rio Oil & Gas 2010, considerada a maior feira do segmento de petróleo e gás natural da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 16 de setembro. A intenção é divulgar os projetos de Governo e promover as empresas locais.
Em um espaço de 80 metros quadrados, o estande capixaba – que tem como tema Espírito Santo: portal para o futuro - ficará no Pavilhão 2, e contará com apresentações das potencialidades do setor. A intenção é ampliar as possibilidades de negócio e atrair novos investimentos para o Estado, mostrando que as oportunidades que aqui se encontram são pontos de partida para o desenvolvimento.
Na opinião do secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, a participação em uma feira deste porte é de grande importância para atrair novos investimentos. "O Espírito Santo, como portal de entrada promissor e hospitaleiro para os investimentos do Pré-Sal, é ponto de visita obrigatório na Rio Oil & Gas para brasileiros e estrangeiros que querem investir em novas oportunidades inseridas em um ambiente de regras estáveis e estimuladoras", ressalta.
A Rio Oil & Gas Expo and Conference acontece a cada dois anos, no Riocentro, Rio de Janeiro, em uma área superior a 30 mil metros quadrados. O evento é considerado uma vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços, além de contar com uma conferência que discutirá os principais temas relativos ao setor. Em 2008, a feira contou com 1.200 expositores, 23 países participantes e 39 mil participantes.
O Espírito Santo
O Espírito Santo é, desde 2006, o segundo maior produtor de petróleo e gás do Brasil. Atualmente, produz mais de 200 mil barris por dia, e com a chegada de novas plataformas no litoral do Estado, a previsão é de que, até o final de 2010, este número alcance a marca de 300 mil barris/dia, superior ao volume produzido em todos os estados do Norte e Nordeste juntos.
Além disso, o Estado inaugurou, em setembro de 2008, a extração de óleo na camada pré-sal, no Campo de Jubarte, uma das maiores e mais importantes jazidas de petróleo já descobertas no Brasil.
As perspectivas de crescimento em torno dessa cadeia produtiva movimentam negócios e geram investimentos, muitos já em execução e outros que surgem como boas oportunidades para os investidores.
A Petrobras, por exemplo, tem em seu Plano de Negócios 2010-2014 investimentos da ordem de US$ 17 bilhões previstos para o Espírito Santo, o que consolida o Estado como um dos prioritários para o desenvolvimento de projetos no setor no País.
O Governo do Estado acredita que existe uma grande oportunidade de atração de investimentos na cadeia produtiva de petróleo e gás, tais como estaleiro para construção de plataformas e reparos de navios, construção de navios, polo gás-químico, petroquímica, bases de supply e fornecedores da cadeia produtiva em geral.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Fabíola Zardini
Tel.: (27) 3636-9707 / 9942-9537
E-mail: fabiola.zardini@sedes.es.gov.br
Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-1137
E-mail: vagnerbissoli@sedes.es.gov.br