Espírito Santo quer mais qualificação profissional
O novo ciclo econômico em que o Estado do Espírito Santo se insere, com novas oportunidades em todos os setores, desperta um desafio ainda maior para o Estado: criar condições e ambientes propícios para a qualificação profissional. Dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que a necessidade de mão de obra qualificada é um grande entrave para o desenvolvimento brasileiro. Por isso a questão vem sendo debatida entre gestores do Estado, e algumas das principais propostas a este assunto serão apresentadas no evento ES Mais Profissional, que acontece desta segunda (22) até sábado, 27 de novembro, no Pavilhão de Carapina.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) é participante do ES Mais Profissional. O evento é uma iniciativa do Sistema Findes, em parceria com o Governo do Estado, realizado por intermédio da Secretaria de Estado de Educação e secretarias de Desenvolvimento; Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social; da Agricultura, além da Sect.
A proposta do ES Mais Profissional é realizar uma mostra interativa da educação no Estado. Com isso, os organizadores pretendem oferecer informações importantes para que o jovem, em busca de capacitação, encontre melhores condições para tomar uma decisão que venha a auxiliar no desenvolvimento pessoal e na construção de um futuro melhor. Através de palestras e seminários, jogos, mapas e ações interativas, o participante poderá conhecer o que as empresas e instituições oferecem como oportunidades para a qualificação. Os estantes do Governo do Estado são apresentados no conceito de uma estação ferroviária, denominada “Estação de Oportunidades”.
O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Alberto Gavini, considera que este é um tema urgente, sobre o qual o Espírito Santo deve buscar uma solução em conjunto com outros setores do governo e da sociedade. “Estamos a cada dia recebendo mais empresas que demandam mão-de-obra. É fundamental uma ação conjunta como esta, que envolve o Sistema “S”, setor produtivo e as instituições públicas e privadas na busca de soluções para o gargalo da qualificação profissional”, afirmou Gavini.
Sobre a participação da Sect no evento, Gavini esclarece que será apresentada aos estudantes a oportunidade gerada pelo Programa NossaBolsa, que financia a formação de nível superior em 32 instituições e na semana que vem deverá publicar o edital para a seleção 2011, com mais de mil novas bolsas para os estudantes da rede pública interessados. Além disso, a Sect vai apresentar as vocações econômicas das cidades e regiões do Espírito Santo e os projetos de capacitação profissional, de acordo com essas vocações. “O Programa NossaBolsa e os Centros Vocacionais Tecnológicos ( CVTs) fazem parte de nossas políticas públicas que ajudam o Estado a resolver o problema da qualificação profissional”, disse o subsecretário Gavini.
Informações para imprensa
Assessoria de Comunicação da Sect
Nides de Freitas
nides@sect.es.gov
(27) 9964-2490