Espírito Santo recebe nota “A” em classificação do Tesouro Nacional
O Espírito Santo recebeu a nota máxima do Tesouro Nacional quanto à capacidade de pagamento do Estado. O resultado foi obtido seguindo uma nova metodologia criada pelo Tesouro Nacional, que avalia três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. Além do Espírito Santo, apenas o estado do Pará obteve nota “A”.
O ranking dos Estados foi divulgado pelo Tesouro Nacional, nesta quarta-feira (6), dentro da versão final de 2017 do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais. De acordo com os novos critérios do Tesouro, somente quem receber notas finais A ou B poderá obter garantia da União para a contratação de novos empréstimos.
Para o secretário da Fazenda do Estado do Espírito Santo, Bruno Funchal, a nota A do ‘rating’ no Tesouro Nacional é o resultado de um trabalho que vem sendo construindo nos últimos anos. “Ele é resultado de uma política fiscal correta, consistente e sustentável. Isso demonstra que o ajuste fiscal permite não apenas um controle das despesas do Estado, como também alavancar nossa capacidade de investimentos com recursos próprios, e ainda nos permite acessar linhas de financiamento, com o aval da União, mais atrativas, ou seja, com um custo de captação menor”, afirmou o secretário.
Segundo o Tesouro Nacional, a mudança de metodologia passou por consulta pública e teve por base a simplificação dos cálculos e a redução do número de indicadores, o que deixou o processo mais transparente e acessível.
Com informações do Tesouro Nacional
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Fazenda
Loureta Samora
(27) 3347-5128 / 99746-9479
loureta.samora@sefaz.es.gov.br