Espírito Santo recebe pré-incubadora de negócios nas áreas de cultura e economia criativa
Estão abertas as inscrições em quatro municípios do Espírito Santo para qualquer pessoa que tenha uma ideia criativa e queira transformá-la em negócio, com foco em projetos nas áreas cultural e de economia criativa. Trata-se da primeira edição do Cocreation Lab no Estado, um programa de pré-incubação, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a TXM Methods e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) no Espírito Santo.
O Cocreation Lab ES terá início com quatro sedes e serão quinze selecionados em cada distrito criativo: Itaúnas, em Conceição da Barra; no Caparaó, em Patrimônio da Penha - Divino de São Lourenço; em São Mateus, e em Vitória (endereços no edital). O edital e as inscrições para as 60 vagas estão disponíveis no site cocreationlab.com.br/editais/. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho de 2022.
A pré-incubação é um espaço de trabalho colaborativo, com foco em desenvolver ideias inovadoras nas áreas de cultura e economia criativa. Os selecionados vão receberão cinco meses de mentorias gratuitas, palestras, workshops, networking e acesso à metodologia TXM Business, desenvolvida em Florianópolis, um dos polos de inovação do Brasil. Para participar do edital, basta cadastrar uma ideia de negócio, mesmo que ela não esteja estruturada. O Cocreation Lab ES vai eleger as 15 melhores inscritas de cada distrito.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, explicou a relevância da iniciativa no cenário local. "Para nós, estimular o potencial criativo em quatro localidades do Espírito Santo é muito importante. Essas áreas foram escolhidas por já terem muitos casos de sucesso e queremos cada vez mais profissionalização no setor cultural. Essa oportunidade e essa metodologia são muito legais, e um começo de mais capilarização, mais oportunidades e mais geração de renda para nossos empreendedores criativos", pontuou.
Segundo o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, coordenador da rede Cocreation, a proposta é incentivar empreendedores que queiram desenvolver um negócio que estabeleça ligação entre tecnologia, inovação, criatividade, sustentabilidade e, principalmente, cultura. “O objetivo é explorar a capacidade de criação capixaba e consolidá-la no mercado. Essas áreas são pura potência criativa”, ressaltou.
Jéssika Gomes Tristão, analista técnica do Sebrae-ES, destacou que o objetivo é incentivar o empreendedorismo no Estado. "Estamos muito felizes com a implementação da metodologia TXM Business aqui no Espírito Santo. Vamos proporcionar para empreendedores criativos a possibilidade de desenvolver suas ideias inovadoras e torná-las viáveis e sustentáveis no mercado", salientou.
Como se inscrever:
Acesse o site: cocreationlab.com.br/editais/
Clique em “Faça sua inscrição”, na aba Cocreation Lab Espírito Santo, e preencha o formulário com as informações solicitadas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho de 2022.
O resultado dos selecionados será publicado no próximo dia 26 de junho de 2022.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Juliana Nobre
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
comunicacao@secult.es.gov.br/ brasao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/