08/10/2024 10h58

Espírito Santo registra 220 mil pessoas ocupadas em atividades criativas no 2º trimestre de 2024

No 2º trimestre de 2024, cerca de 220 mil pessoas estavam ocupadas em atividades denominadas criativas no Espírito Santo, crescimento de 10,8% da Economia Criativa capixaba quando comparado com o mesmo trimestre de 2023, que registrou 198,4 mil pessoas ocupadas. O resultado também foi superior ao do 1º trimestre, que registrou 214,7 mil pessoas.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (07) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) no Boletim Economia Criativa.

“O Boletim Economia Criativa é uma produção realizada pela Coordenação de Estudos Econômicos aqui do Instituto Jones que auxilia no acompanhamento do desempenho da economia criativa capixaba e brasileira. Permite analisar os desdobramentos de ações realizadas no segmento e possibilita compreender a dinâmica da economia no setor criativo”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

Na análise da região Sudeste, o Boletim indica que no 2º trimestre de 2024 o número de pessoas ocupadas no setor criativo registrou um aumento 3,3% na comparação com o 2º trimestre de 2023. Em relação ao trimestre imediatamente anterior o aumento foi de 0,7%.

O desempenho nacional também foi positivo. Na comparação do 2º trimestre de 2024 com o 2º trimestre de 2023, o Brasil apresentou variação positiva de 3,5%, no número de pessoas ocupadas no setor criativo. Na análise do trimestre imediatamente anterior, o Brasil apresentou um aumento de 0,9%.

O Boletim Economia Criativa também apresenta uma análise sobre o rendimento real no 2º trimestre. De acordo com o estudo, o rendimento real recebido nas atividades criativas no Espírito Santo, considerado apenas o trabalho principal, apresentou expansão de 3,6% em relação ao trimestre anterior e de 26,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, alcançando o valor de R$ 3.465,36 no 2º trimestre de 2024.

“Importante observar o crescimento no número de ocupados e do rendimento médio na base de comparação com o 2º trimestre de 2023, indicando uma melhoria substancial do mercado de trabalho”, pontuou o diretor de integração do IJSN, Antonio Rocha.

Na análise da região Sudeste, o Boletim indica que no 2º trimestre de 2024, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o rendimento real do trabalho principal cresceu 8,6%. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, houve retração de 0,5%. No Brasil, o rendimento real do trabalho principal também registrou crescimento na base de comparação do 2º trimestre de 2024 com o mesmo trimestre de 2023, crescendo 8,1%. Na análise que compara o resultado com o trimestre imediatamente anterior, houve queda de 0,5%.

O Boletim Economia Criativa 2º trimestre de 2024 pode ser acessado na íntegra através do link: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/boletins/economia-criativa

Assessoria de Comunicação do IJSN
Filipe Chicarino