22/11/2010 14h00 - Atualizado em 16/01/2019 12h45

Espírito Santo será contemplado com 540 hortas agroecológicas para famílias em insegurança alimentar

A partir de março de 2011, 540 famílias capixabas em insegurança alimentar de 18 municípios  serão beneficiadas com  Unidades Produtivas Agroecológicas Integradas e Sustentáveis, que são sistemas que agregam galinhas, hortas e agroflorestas. O Projeto será apresentado nesta segunda-feira (22), por meio de parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento acontecerá no auditório do Tribunal de Justiça, na Enseada do Suá, em Vitória, a partir das 13h30, e terá a presença de representantes da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), além de autoridades, agricultores,  técnicos e representantes das Prefeituras Municipais. Na oportunidade, os participantes conhecerão o Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

PAIS

O Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) é uma ação de Segurança Alimentar e Nutricional que visa possibilitar às famílias rurais o cultivo de produtos mais saudáveis para consumo e comercialização.

De acordo com o coordenador do Programa de Agroecologia do Incaper, Edegar Formentini, o PAIS é um modelo que visa a produção sem o uso de agrotóxicos, integrando produção animal e vegetal, em um ambiente ecologicamente equilibrado e diversificado.

“O sistema é composto de galinheiro, hortas e sistemas agroflorestais (que congregam grãos, raízes, frutas e espécies arbóreas). O modelo propicia a integração da produção animal com a vegetal, já que as fezes das galinhas são utilizadas para adubação do solo e as sobras das culturas são aproveitadas para alimentação do animal”, explica Edgar.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), disponibilizou o recurso para viabilização do projeto. Serão R$ 2,3 milhões para a implantação de 540 unidades de PAIS no Estado. Cada unidade possuirá um galinheiro na área central e, em volta, três canteiros de hortaliças e agroflorestas.

Técnicos

O recurso servirá para a compra do material, como telas, mourões, galinhas, sementes de hortaliças, mudas de frutíferas, entre outros. O agricultor entrará com sua mão de obra e o Incaper e o Sebrae com a assistência técnica aos mesmos. Quinze técnicos do Incaper e cinco do Sebrae serão capacitados e estarão disponíveis para atuar no projeto.

Para Edegar Formentini, essa iniciativa é importante porque, além de tirar 540 famílias da insegurança alimentar, ainda vai possibilitar mais uma fonte de renda aos agricultores, que poderão comercializar o excedente da horta. Além disso, a ação servirá para difusão da técnica e para  incentivar experiências de cultivo agroecológico no Estado.

As unidades começarão a ser implantadas a partir de março de 2011. Serão contemplados 18 municípios do Estado inseridos nos territórios de CONSAD do Norte Capixaba e da Bacia do Itabapoana/ES.

O Consad se caracteriza por municípios com baixo índice de desenvolvimento e tem como objetivo, as ações de segurança alimentar e desenvolvimento social.

- Municípios do CONSAD Norte Capixaba:
Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.

- Municípios do CONSAD do Itabapoana/ES:
Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Keneddy e São José do Calçado.

O perfil da população a ser atendida pelo projeto:

Famílias inscritas no Cadastro Único
- CadÚnico da Assistência Social que possuam propriedade disponível compatível com as necessidades do projeto (área em torno de 5.000 m², que com disponibilidade de água e presença de luz solar na maior parte do dia no local);

- Famílias de comunidades tradicionais;
- Família que possua número elevado de filhos, presença de crianças menores de 05 anos,
- Gestantes e idosos;
- Famílias chefiadas por mulheres;
- Famílias assentadas;
- Famílias que já estão engajadas no associativismo rural.
? A família participante do projeto, além deste Kit contendo todo o material permanente, insumos e os animais necessários para a construção da unidade, também receberá uma barraca de feira desmontável - forma de para estimular a comercialização - e passará por processos de acompanhamentos técnicos tanto da área da ação social e da área agrícola.

Programação:

13h30 – Abertura Oficial
15h – Apresentação de Filme Sobre o Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS)
15h20 – Apresentação do Projeto a ser desenvolvido no Espírito Santo
15h40 – Apresentação de Casos de Sucesso