Espírito Santo supera meta parcial de cobertura de mais duas vacinas do calendário da criança
O Espírito Santo alcançou e ultrapassou a meta parcial de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde para mais duas vacinas do calendário da criança neste ano de 2024. Desta vez, foram para as vacinas Tríplice Viral e Rotavírus. Para a Tríplice Viral, os dados apontam a cobertura estadual para a primeira dose, ainda preliminar, de 95,46%. A meta é 95%. Já para Rotavírus, a cobertura da segunda dose é de 90,06%, com meta de 90%.
A expectativa da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), é que as coberturas atuais, que é referente às aplicações de rotina do segundo quadrimestre, ou seja, até agosto deste ano, possa fechar o ano de 2024 ainda maior.
A Tríplice Viral e a Rotavírus são duas das dez vacinas prioritárias da rotina de crianças menores de dois anos de idade do Plano Estadual de Saúde. A Tríplice previne o sarampo, a caxumba e a rubéola, e é aplicada como primeira dose (D1) aos 12 meses e a segunda dose (D2) aos 15 meses de idade. Já a Rotavírus previne contra a doença diarreica causada pelo rotavírus, e deve ser administrada em crianças menores de 8 meses. O esquema de vacinação é de duas doses exclusivamente por via oral, sendo a primeira aos 2 meses e a segunda aos 4 meses de idade com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, o aumento das coberturas da Tríplice Viral e da Rotavírus se deve ao trabalho desenvolvido conjuntamente com os municípios.
Ela cita algumas das ações: “A implementação do microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade, das campanhas de multivacinação, do monitoramento das estratégias de vacinação (MEV), da busca ativa de não vacinados pelas equipes de Atenção Primária em Saúde e, também, da qualificação dos dados de vacinação do Estado, por meio do sistema Vacina e Confia, entre outros.”
A primeira meta a ser alcançada no Estado foi a da vacina BCG, ainda em julho deste ano. A cobertura atual da BCG é de 93,16%, sendo a meta preconizada de 90%.
Dados
Segundo dados do sistema de informação Vacina e Confia, até o final de agosto deste ano, referente ao segundo quadrimestre do ano, foram aplicadas 33.100 mil doses de D1 da vacina Tríplice Viral, representando a cobertura de 95,46% do público prioritário. Para contabilização da meta de cobertura vacinal da Tríplice Viral, o Ministério da Saúde utiliza os dados da primeira dose.
Para a vacina contra o Rotavírus, o sistema contabilizou 31.230 mil aplicações de segunda dose (D2), na qual é contabilizada pelo órgão federal como válida para alcance da meta de cobertura. Até final de agosto a cobertura foi de 90,06% no Estado, sendo a meta preconizada de 90%.
Nos últimos três anos, o Espírito Santo não alcançou as metas preconizadas de ambos imunizantes. Para a Tríplice Viral, a cobertura, em 2023, foi de 86,04%; em 2022, de 88,57%; e, em 2021, de 80,95%. Já para a Rotavírus, foi de 89,14% em 2023; 83,47% em 2022 e; 76,57% em 2021.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br