05/10/2010 19h15 - Atualizado em 21/01/2019 12h52

Espírito Santo tem 100% de adesão ao Censo SUAS 2010

O Espírito Santo teve 100% de adesão dos municípios ao Censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) 2010. No total, 115 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), 46 Centros de Referência Especializados de Assistência Social, 78 gestões municipais e 78 conselhos municipais preencheram  os formulários do Censo SUAS 2010

O preenchimento do Censo favorece o Estado e o governo federal na obtenção de dados que possibilitam traçar indicadores de avaliação do SUAS, bem como a proposição de ações e co-financiamento com base nas demandas apresentadas.

Pela primeira vez os Conselhos e a gestão das secretarias municipais de Assistência Social também participarão do Censo. Neste ano, o Censo foi composto por quatro questionários específicos: Questionário da Gestão; Questionário dos Conselhos; Questionário dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Questionário dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

A ação possibilitará que as instâncias envolvidas com o trabalho dos CRAS, CREAS, Conselhos e gestões das secretarias tenham um retrato da realidade, possibilitando o planejamento das ações para o seu aprimoramento, qualificação de estrutura, dos serviços e no atendimento às famílias. A pesquisa também facilitará o planejamento e o acompanhamento pelo Ministério e Estados do co-financiamento da União para os serviços da Proteção Social Básica e Especial do SUAS.

Papel da Setades

O Governo do Estado tem a responsabilidade de operacionalizar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e implementar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Por meio da Setades, o Governo vem fortalecendo a parceria com os municípios, com a construção, reforma e equipamentos de CRAS, bem como financiando a manutenção dos serviços ofertados nos Centros, com recursos do Tesouro Estadual.

Assessoria de Comunicação/Setades
Edgard Corrêa/Flávia Pinheiro