29/10/2010 21h02 - Atualizado em 18/01/2019 16h27

Espírito Santo vai ganhar programas de desenvolvimento florestal sustentável

O Governo do Estado e o Instituto Bioatlântica (IBio) celebraram, na manhã desta sexta-feira (29), um acordo de cooperação técnica para a elaboração do Programa de Gestão Integrada do Território e do Programa de Aprimoramento das Cadeias Produtivas de Base Florestal. A assinatura do Termo de Cooperação foi realizada na Residência Oficial da Praia da Costa e contou com a presença do governador Paulo Hartung, da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, do secretário de Agricultura, Enio Bergoli, da diretora presidente do Iema, Sueli Tonini, além de representantes do IBio.

Os programas a serem elaborados têm a finalidade de implantar, promover e articular ações que visem definir diretrizes, critérios, estruturas e projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável integrado e à promoção e desenvolvimento de pesquisas florestais para a conservação dos recursos naturais, o aprimoramento das cadeias produtivas de base florestal, incluindo produção e restauração, e a geração e o monitoramento de serviços ambientais no Espírito Santo.

A assinatura do Termo de Cooperação vai possibilitar a criação de um grupo técnico de trabalho formado por representantes do Governo do Estado – servidores das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Iema, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), e do Instituto Bioatlântica. Esse grupo ficará responsável pela elaboração dos programas. A expectativa é que o grupo conclua os trabalhos em 12 meses.

Pioneirismo

O conselheiro do Instituto Bioatlântica, André Guimarães, destacou que a elaboração dos programas é uma iniciativa inédita no Brasil e ressaltou que o Espírito Santo vem sendo pioneiro em várias ações de recuperação e preservação de recursos ambientais. “Lançamos hoje a pedra fundamental de um trabalho conjunto para promover o desenvolvimento florestal sustentável no Estado. A expectativa é ampliar a base florestal no Espírito Santo, associando produção e conservação”, afirmou.

A secretária de Meio Ambiente, Maria da Glória Abaurre, frisou que esse projeto já vem sendo planejado há algum tempo e tem o objetivo de integrar aspectos econômicos, sociais e ambientais. Ela salientou que a ideia é reforçar a parceria com o Governo de Minas Gerais e implantar, inicialmente, experiências na Bacia do Rio Doce.

“Queremos desenvolver um projeto piloto de gestão integrada de território, onde a sociedade local é ouvida e onde a proteção dos recursos naturais está relacionada diretamente com a questão produtiva”, pontuou a secretária.

Desenvolvimento sustentável

A elaboração dos programas vai ao encontro do projeto estruturante “Conservação e Recuperação da Mata Atlântica”, estabelecido no Planejamento Estratégico ES 2025. O Espírito Santo possui a meta de aumentar a cobertura florestal para 16% até o ano de 2025. Algumas iniciativas já estão em pleno curso, como os projetos “Corredores Ecológicos”, “ProdutorES de Água” e “Florestas para a Vida”.

O Instituto Bioatlântica tem como objeto de trabalho desenvolver metodologias e estudos com vistas a desenvolver as cadeias produtivas de restauração florestal e a criação de novas bases produtivas, em especial, de florestas de produção. O IBio tem como estratégia atuar como catalisador de parcerias entre a sociedade e poder público.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado Daniel Simões
Tel.: 27-99413723