01/04/2022 17h19

Estacionamento do Hemoes em Vitória terá nova sinalização viária

O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), localizado em Vitória, receberá sinalização viária em sua área pública. Em solenidade realizada na unidade, na manhã desta sexta-feira (1º), o subsecretário de Estado da Atenção à Saúde, José Maria Justo, e o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira, assinaram a Ordem de Serviço para realização das sinalizações viárias vertical e horizontal de vagas de estacionamento na área pública do Hemoes.

Durante a solenidade, foram autorizados R$ 12.490,08 em investimentos para a execução do projeto, que visa à execução de serviços de sinalização, incluindo demarcações de vagas de estacionamentos exclusivos para pessoas com deficiência, idosos, funcionários, ambulâncias e motocicletas de cidadãos usuários do Hemocentro em Vitória.

Para o subsecretário de Estado da Atenção à Saúde, José Maria Justo, a parceria da Secretaria da Saúde (Sesa) com o Detran|ES, é de grande importância no que se refere à valorização do bem-estar do cidadão, trazendo melhor comodidade em sua locomoção e acesso ao Hemoes.

“Uma parceria que ao longo dessa gestão produziu muitos resultados positivos. Várias ações foram feitas para estimular a doação voluntária de sangue e com a execução da sinalização facilitará o acesso à unidade evitando obstáculos que desestimulam a ida do voluntário para a doação”, ressaltou Justo.

A realização do serviço no espaço é uma reivindicação feita pela coordenadora-geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, que viu a necessidade de promover a visibilidade e acesso à unidade, como forma de direcioná-lo à realização da sua doação de sangue e ao atendimento ambulatorial.

“A realização de serviços viários dessa unidade é um sonho para nós funcionários e para o cidadão e doador, que necessita acessar as dependências do Hemoes, facilitando em especial o acesso das pessoas com necessidades especiais de locomoção”, disse Marcela Murad

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância da parceria dos órgãos. “Sabemos que os acidentes de trânsito representam uma grande demanda de sangue nos serviços de saúde e esta integração do Detran com o Hemoes é essencial para alcançarmos um número maior de doadores com o objetivo de salvar vidas. A sinalização das vagas de estacionamento é um pedido da Diretoria do Hemoes e de servidores para organizar o acesso de voluntários e colaboradores, já que até então não existia demarcação de vagas, o que faz com que pessoas usem de forma errada o espaço”, explicou.

Givaldo Vieira ainda contou sobre as iniciativas já promovidas entre os dois órgãos nesta gestão. “Já realizamos ações junto com o Hemoes para estimular a doação de sangue entre os servidores, representantes de empresas credenciadas e candidatos em prova. Além disso, promovemos capacitação de instrutores de trânsito e diretores de ensino para abordagem pedagógica sobre doação de sangue na formação de condutores durante a realização dos cursos teóricos nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado.”

O evento também contou com a presença de Harlen da Silva, diretor administrativo, financeiro e de Recursos Humanos do Detran|ES, a diretora administrativa do Hemoes, Rosilene Vieira, a Diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt Costa do Amaral e demais facilitadores do Hemocentro.

Alguns Serviços prestados no Hemoes

A unidade do Hemoes Vitória recebe um fluxo diário de 150 pessoas, entre doadores e pacientes do Ambulatório de Hematologia, para serviços como doação de sangue e atendimento ambulatorial a pacientes de hemofilia e doença falciforme.

O Hemocentro oferece serviços de triagem sorológica, imunohematológica e demais exames laboratoriais, coleta, identificação, processamento, estocagem, transporte e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados com finalidade terapêutica ou de pesquisa.

Realiza procedimentos hemoterápicos especiais como: aféreses, doações autólogas e outras que venham de desenvolvimentos científico e tecnológico, desde que validados pelas normas técnicas ou regulamentos do Ministério da Saúde. No Hemocentro são realizados o cadastro e a coleta de amostras de sangue de candidatos à doação de medula óssea.

Também exercem a proteção e orientação ao doador inapto e seu encaminhamento a unidades que promovam sua reabilitação ou promovam suporte clínico, terapêutico e laboratorial necessário ao seu bem-estar físico e emocional, além de assistência hematológica a pacientes também são funções do Hemoes.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Detran|ES