19/11/2010 00h50 - Atualizado em 16/01/2019 12h45

Estado apresenta soluções e ações sustentáveis na 21ª Feira do Verde

Na manhã desta quinta-feira (18), o espaço da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) na 21ª Feira do Verde exibiu um vídeo-documentário do projeto “Conviver”, da Secretaria, que valoriza professores que trabalham pela educação ambiental nas escolas estaduais. O vídeo mostra o trabalho realizado por alunos sobre a coleta seletiva de materiais como papel, garrafas PET, papelão e vidros.

O evento, que prossegue até domingo (21), na Praça do Papa, em Vitória, tem atraído a atenção de muitas pessoas. Nesta quinta-feira (18), os estandes estavam lotados com a presença do público que foi prestigiar o evento. O tema da 21ª Feira do Verde deste ano é “Ciência e Tecnologia: instrumentos para um mundo sustentável”.

O visitante também pode conferir outros espaços como o estande da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), que tem como tema “Apresentação interativa: a escolha é sua”. O público se diverte em um jogo educativo com comandos de toque na tela, que dá dicas de Educação para o Transporte. O jogo revela os cuidados com o meio ambiente, além de indicar aos participantes formas de locomoção mais econômicas e menos poluentes.

No estande do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), o tema é “Motociclista, Decida Pela Vida”. O estande possui uma televisão que exibe vídeos das campanhas educativas do órgão, além de jogos infantis educativos com perguntas a respeito do trânsito.

Já no espaço do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a ideia é mostrar a qualidade do ar na Grande Vitória e das praias no Estado. Por meio de um jogo interativo é exemplificado a diferença entre partículas que podem afetar a saúde humana quando inaladas e a partícula sedimentável (poeira), que não penetra no aparelho respiratório, mas provoca incômodo ao bem-estar público.

O jogo também esquematiza as etapas de coleta de água do balneário de Vitória. Em cada etapa o participante adquire informações, e também, pode tirar dúvidas sobre como é desenvolvido o monitoramento da qualidade da água nas praias.

A aluna Letícia Batista Ribeiro, da Escola Estadual Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, disse que pela primeira vez participa do evento e o que mais lhe chamou atenção foram as mensagens feitas pelo Governo que falam sobre a conscientização ambiental. Na feira também é possível tirar uma fotografia e sentir-se em “contato” com a natureza. A imagem do visitante é colocada sobre uma paisagem ambiental, dando a ideia de estar naquele local.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ arocon@sedu.es.gov.br
Texto: Andressa Rocon



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard