15/11/2010 14h00 - Atualizado em 18/01/2019 15h20

Estado apresenta soluções sustentáveis da ciência e tecnologia na Feira do Verde

Com um estande produzido com materiais recicláveis e madeira de reflorestamento, o Governo do Estado participa da XXI Feira do Verde, na Praça do Papa, em Vitória, para apresentar projetos e ações sustentáveis desenvolvidos no Espírito Santo nas áreas de ciência e tecnologia. O evento tem início nesta terça-feira (16), com a abertura oficial às 19 horas, e acontece até domingo (21), sempre a partir das 9 horas. A entrada é franca.

O tema da Feira do Verde este ano é “Ciência e Tecnologia para um Mundo Sustentável”. Para garantir a sustentabilidade do espaço do Governo do Estado, o piso aplicado é feito de lascas de pinho reflorestado e revestido com placas ecológicas – sobras de tubos de pasta de dente prensados. O material é resistente e possui vida útil prolongada, podendo ser utilizando várias vezes.

Neste ano, a distribuição de panfletos será reduzida para evitar a geração de resíduos e a iluminação ambiente adotada possui sistema de energia de baixo consumo com o intuito de induzir uma mudança de comportamento.

O objetivo do espaço é apresentar ao público as iniciativas sustentáveis do Estado nas áreas da ciência e tecnologia visando o desenvolvimento aliado a preservação ambiental e ao bem estar social. Projetos e ações do Governo do Estado, aplicados em diferentes setores como transporte, educação, meio ambiente e saneamento, estarão em exposição durante o evento.

Qualidade do ar e das praias

A qualidade do ar na Grande Vitória e das praias e lagoas em todo o Estado serão os temas abordados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), no estande do Governo do Estado durante XXI Feira do Verde.

Palê Zuppani

Iema irá apresentar como é realizado o monitoramento da qualidade do ar e das praias.

Por meio de jogo de computador, será exemplificada a diferença entre partículas que podem afetar a saúde humana quando inaladas e sobre a partícula sedimentável (poeira), que não penetra no aparelho respiratório, mas provoca incômodo ao bem-estar público.

As informações sobre a balneabilidade no litoral capixaba serão disponibilizadas por meio de uma animação e pela internet para o público, que também poderá tirar dúvidas sobre como é desenvolvido o monitoramento tanto da qualidade das praias como do ar, com analistas e técnicos do Instituto.

Confira abaixo mais ações do Governo programadas para a Feira do Verde

Agricultura capixaba mostra programas para melhorar a sustentabilidade ambiental na 21ª Feira do Verde

Ceturb-GV terá jogo interativo com tema “Educação para o Transporte”

Sedu aborda educação ambiental na 21ª Feira do Verde

Detran|ES participa da Feira do Verde com estande educativo Detran   

Cesan leva interatividade e tecnologia para a Feira do Verde 

Sect e Fapes focam Programa NossaBolsa na XXI Feira do Verde  Ciência e Tecnologia     

Sedurb participa da Feira do Verde com o ES sem Lixão e apresenta ações na área de infraestrutura hídrica 

IJSN leva mosaico para a Feira do Verde  

Serviço
XXI Feira do Verde

Local: Praça do Papa, Vitória.
Informações: 3382.6581 e 3382.6582.
Funcionamento: na terça-feira (16), das 19 às 21 horas; de quarta-feira (17) a sábado (20), das 9 às 21 horas; e, no domingo (21), último dia do evento, das 9 às 18 horas.
Entrada franca.



Informações à imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3495/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard