06/08/2010 22h05 - Atualizado em 22/01/2019 15h06

Estado assina acordo de cooperação técnica para programa Primeira Exportação

O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Welber Barral, esteve em Vitória, nesta sexta-feira (06), para o lançamento do programa Primeira Exportação, que visa a aumentar a base exportadora brasileira com a participação de micro, pequenas e médias empresas. Na ocasião, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), assinou um acordo de cooperação técnica, junto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

O documento foi assinado em um café da manhã realizado no Hotel Radisson, onde empresários de diversos setores tiveram a oportunidade de debater os assuntos relacionados às exportações no Brasil com os participantes da mesa, composta pelo secretário Welber Barral; o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix; e presidida pelo diretor de relações internacionais da Câmara Americana de Comércio no Espírito Santo (AmCham-ES), Marcílio Machado.

O programa

O programa Primeira Exportação se desenvolve a partir da instituição de um comitê gestor, formado por entidades locais e nacionais envolvidas com o comércio exterior, e promove a capacitação de agentes para ir a campo e prestar assessoria técnica a empresas interessadas em exportar pela primeira vez. O processo é acompanhado pelas instituições gestoras por meio de um sistema informatizado que permite a visualização das etapas e dos produtos do trabalho em cada organização atendida.

A meta do programa para 2010 é iniciar a capacitação de 180 organizações do setor privado. Segundo Welber Barral, este ano representa um momento de virada do Primeira Exportação, com a expansão do número de estados parceiros e de empresas participantes. "Este ano representa um momento de virada do programa. É um compromisso pactuado entre as instituições gestoras rumo a uma melhoria do ambiente de competitividade das exportações das empresas de pequeno e médio porte”, destaca o secretário.

Durante sua palestra, Barral expôs números que mostram a importante participação do Espírito Santo nas exportações brasileiras. “O Espírito Santo é um dos estados que têm, seguramente, uma das maiores participações do PIB com a exportação, cerca de 45%”.

Para o secretário Márcio Félix, o Espírito Santo virou sinônimo de exportação. “Ficamos felizes porque o Espírito Santo está recebendo este projeto. Trata-se de um apoio técnico que abrirá novos horizontes e permitirá o desenvolvimento desses negócios que são altamente empregadores e geradores de renda. O Primeira Exportação servirá também como instrumento de cooperação, concentrando os esforços dos Governos Federal e do Espírito Santo e de entidades como o Sebrae-ES e a Findes, instituições de ensino públicas e privadas, entre outras, otimizando recursos e gerando resultados para todas as partes, principalmente para as empresas que poderão finalmente alcançar mercados internacionais”.

Junto com o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, também assinaram o termo de cooperação o presidente da Findes, Lucas Izoton; e o superintendente o Sebrae, José Eugênio Vieira.

O programa também foi apresentado por Barral em um almoço-palestra realizado pela AmCham-ES, no Cerimonial Itamaraty nesta sexta-feira (06).

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedes
Fabíola Zardini
Tel.: (27) 3636-9707 / 9942-9537
E-mail: fabiola.zardini@sedes.es.gov.br
Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-1137
E-mail: vagnerbissoli@sedes.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard