25/07/2010 12h16 - Atualizado em 24/01/2019 12h23

Estado debate exploração do pré-sal e importância das engenharias no X Conemi

A exploração no pré-sal tem sido um dos assuntos mais debatidos nos últimos meses. Diante disso, na abertura do X Congresso de Engenharia Mecânica e Industrial (Conemi), na próxima quarta-feira (28), durante a Feira da Metalmecânica, Energia e Automação – Mec Show 2010, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, falará sobre “A exploração de petróleo na camada pré-sal, suas consequências e a importância das engenharias neste contexto”, a partir das 19h30, no Pavilhão de Carapina.

O início dessa produção no Espírito Santo foi consolidado no dia 15 de julho, com a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para celebrar, junto com o governador Paulo Hartung e representantes da Petrobras, o início da exploração comercial de petróleo na camada pré-sal.
De acordo com o secretário Márcio Félix, esse é um momento de grande oportunidade para o Estado. “Esse início significa um crescimento espetacular para o Espírito Santo, que vai triplicar sua produção considerando o período entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010. Com isso, o Estado se consolida como o segundo polo de petróleo no Brasil, já que a nossa produção, hoje, já é maior que as produções de Norte e Nordeste juntas”, afirma Félix.

Além do pré-sal, mais de 150 participantes de todo o Brasil debaterão temas relacionados a experiências de empresas nacionais e internacionais em melhorias ambientais, e o perfil de quem alcança o sucesso no mercado de trabalho.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica – Seção Espírito Santo (Abemec-ES), Aristóteles Lyrio, a expectativa é de que profissionais de 25 estados participem do evento para debater o futuro do setor, que avançou nos últimos anos, tanto no mercado nacional como no internacional.

Setor metalmecânico

No Espírito Santo, o setor metalmecânico é um dos mais fortes da economia capixaba, pois movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano, o que representa 17% do PIB estadual.

São gerados cerca de 30 mil empregos diretos e 120 mil indiretos em cerca de 1.500 empresas de transformação de metais e de produção de bens e serviços intermediários, como fundição, forjaria, oficinas de corte, soldagem e estamparia.

O setor também envolve a produção de bens finais, como máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte.

Serviço:
3ª Mec Show: Feira da Metalmecânica, Energia e Automação
Data: 28 a 30 de julho
Horário: das 14 às 21 horas
Local: Pavilhão de Exposições de Carapina – Serra



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedes
Fabíola Zardini
Tel.: (27) 3636-9707 / 9942-9537
E-mail: fabiola.zardini@sedes.es.gov.br
Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-1137
E-mail: vagnerbissoli@sedes.es.gov.br
Texto: Fabíola Zardini e Wagner Bissoli
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard