12/12/2016 17h20 - Atualizado em 12/12/2016 17h07

Estado entrega prêmios de Direitos Humanos nesta segunda (12)

Foto: Fred Loureiro-Secom/ES

Cinco prêmios foram entregues, nesta segunda-feira (12), durante a cerimônia de encerramento da VIII Semana Estadual de Direitos Humanos, realizada no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Praça João Clímaco, no Centro de Vitória.

 

Dois prêmios foram em reconhecimento ao trabalho de pessoas e organizações não governamentais atuantes na promoção e na defesa dos direitos humanos no Estado, e os outros três para os vencedores do concurso de redação, os dois promovidos pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH).

 

Para o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, "é importante reconhecer que 2016 foi um ano de muitas conquistas para a área. O Espírito Santo avançou nas políticas, não apenas com a efetivação da Secretaria, como em políticas diretas, a exemplo do Programa Ocupação Social, voltado aos jovens de áreas vulneráveis, garantindo oportunidades a quem mais precisa".

 

Homenageados

 

A argentina Ana Maria Caracoche, servidora pública aposentada e militante na luta pelos direitos humanos, e a Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD), reconhecida pelo trabalho de empoderamento e defesa dos direitos da comunidade LGBT, foram as homenageadas do Prêmio Estadual de Direitos Humanos de 2016.

 

Para a presidente da Gold, Deborah Sabarah, "esse é um momento de grande alegria e que traz tamanha felicidade, fortalecendo nossa luta e reconhecendo que estamos no caminho certo, em defesa e na promoção dos direitos humanos, em especial das causas LGBT".

 

Ana Maria Caracoche agradeceu a homenagem e o reconhecimento e afirmou que “esse prêmio é de todos aqueles que fazem e lutam pela defesa dos direitos humanos de todas as pessoas. Nós sempre vamos ter um direito a defender, e que esse reconhecimento nos fortaleça para nunca desistir", enfatizou.

 

Além do prêmio estadual também houve a entrega dos prêmios do Concurso de Redação Direitos Humanos na Escola 2016, realizado com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e aberto a alunos do Ensino Médio, do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e a alunos em privação de liberdade.

 

A edição deste ano teve como tema “Direitos Humanos e Democracia: e eu com isso?”, abordando os problemas do país. Os ganhadores são Wanderson da Silva Guedes, da Escola EEEFM “Inah Werneck”, que ficou com o primeiro lugar; Ana Paula Coradini Altoé, da Escola EEEFM “Professor Santos Pinto”, de Governador Lindemberg, em segundo lugar, e Jhonny Vitor Gonzaga, também da Escola EEEFM “Inah Werneck”, de Cachoeiro de Itapemirim, em terceiro lugar. Os prêmios foram um notebook, um tablet e um smartphone, respectivamente.

 

Julio Pompeu concluiu a solenidade afirmando que "os prêmios entregues hoje fortalecem nosso avanço nas políticas de direitos humanos e reconhecem a importância de sempre promovermos o debate e as ações em diferentes espaços da sociedade, assim como a relevância em apontar os caminhos que merecem ser vistos como exemplo e terem o trabalho valorizado para que novos caminhos sejam possíveis", finalizou.

 

 

Informações à imprensa:

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh)

Suellen Barone / Maurílio Mendonça

Tels.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118

E-mails: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

Facebook: DireitosHumanosES | OcupacaoSocialES

 

Texto: Caio Fassarella

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard