24/11/2010 20h59 - Atualizado em 16/01/2019 12h51

Estado estimula ecoturismo nos Corredores Ecológicos

Para coletar sugestões e nivelar informações para a construção do Plano de Estruturação e Implementação do Ecoturismo no Corredor Central da Mata Atlântica do Espírito Santo (PEIC), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promovem nesta semana um seminário regional sobre o tema.

Nesta quarta-feira (24), a reunião acontece na Região Central, a partir das 14 horas, na Casa da Cultura em Santa Teresa. Com a participação da sociedade, representantes do Instituto Capixaba de Ecoturismo (ICE) e do projeto Corredores Ecológicos, coordenado no Estado pelo Iema, discutem e analisam os potenciais ecoturísticos dos Corredores Ecológicos Prioritários no Espírito Santo e apresentam exemplos do setor que deram certo.

Para a estruturação do documento, estão sendo considerados também a geração de oportunidades sustentáveis e o esporte de aventura. O debate envolve, entre outros atores ligados ao tema, proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), empreendedores do setor de turismo e gestores de Unidades de Conservação (UCs) e de Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

Nesta quinta-feira (25), o encontro será realizado na Região Sul, na Fazenda Experimental do Incaper, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 14 horas. Os atores representativos da Região Norte discutiram sobre a elaboração do Plano na terça-feira (23), no Centro Cultural Casarão, em Nova Venécia.

O Plano será apresentado, no dia 14 de dezembro, na Assembleia Legislativa (Ales), em Vitória, a partir das 16 horas.

Corredor Central da Mata Atlântica

A área definida como Corredor Central da Mata Atlântica abrange todo o Estado do Espírito Santo e a porção Sul da Bahia. A região é formada por diversas fisionomias de floresta, manguezais, restingas, brejos e recifes de corais e apresenta o maior endemismo – espécies da fauna e flora que se desenvolvem em uma região restrita, conhecido do Brasil.

O Corredor é formado basicamente por propriedades privadas, 15 territórios indígenas e 49 Unidades de Conservação (UCs), abrangendo 78 municípios dos dois estados.

Programação:
Quarta-feira (24) - Região Central, na Casa da Cultura, em Santa Teresa, a partir das 14 horas.

Quinta-feira (25) - Região Sul, na Fazenda Experimental do Incaper, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 14 horas.



Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3495 / 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard