29/04/2024 13h41

Estado inaugura obras do Parque Linear do Canal Marinho, em Vila Velha

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado segue realizando o maior investimento da história no município de Vila Velha. Nesse sábado (27), o governador Renato Casagrande inaugurou as obras de construção do Parque Linear do Canal Marinho. O equipamento integra a obra de construção da Galeria-Dique, que visa escoar as águas com mais eficiência para a estação de bombeamento de águas pluviais. O investimento total é de R$ 91 milhões, sendo que R$ 10 milhões foram executados nesta etapa.

O Parque Linear conta com diversos espaços para prática de esportes, como quadra poliesportiva, quadra de futsal, pump track, pet park, duas academias populares, duas áreas de atividade da terceira idade e dois playgrounds, além de uma urbanização completa com 457 árvores plantadas no local.

“Digo sempre que é melhor você ver uma vez a ouvir dez vezes. Então mais do que a gente falar é só as pessoas virem essa linda obra que estamos entregando. Antigamente, os moradores saíam de casa e andavam sob o valão. O Parque Linear pertence à obra de construção da galeria dique de Cobilândia que trouxe mais dignidade e qualidade de vida para quem mora aqui, além da valorização dos imóveis. Eu falo para as pessoas que não conhecem: venham à Vila Velha e vejam o que estamos fazendo em cada local da cidade. É uma verdadeira revolução que estamos construindo na parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. Construindo uma cidade melhor do que a que encontramos quando chegamos ao governo e torcendo que seja assim nas gestões seguintes”, afirmou o governador Casagrande.

Para o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, os investimentos demonstram o trabalho do Governo para solucionar os problemas com alagamentos no município. “Vila Velha concentra o maior número de investimentos em macrodrenagem da história. O objetivo é diminuir a possibilidade de alagamentos durante tempestades torrenciais, como as que já aconteceram por várias vezes. Vamos trabalhar de forma intensa para finalizar as entregas para a população”, explicou.

A construção da Galeria-Dique conta com aproximadamente 4.500 metros de extensão e 13,5 metros de largura e capacidade reservatória de aproximadamente 180 milhões de litros que interliga e levará as águas córrego Campo Grande e do Rio Marinho para a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Marinho, bombeando as águas para a Baía de Vitória, sendo também contemplado com 4.500 metros de ciclovia paralela. Ainda no primeiro semestre de 2024, a obra da Galeria-dique será entregue para a população.

“A obra da Galeria-Dique vai melhorar a capacidade de drenagem do canal, escoando as águas com mais eficiência para a estação de bombeamento de águas pluviais Marinho em direção a baía de Vitória. Já a obra do Parque Linear, proporcionará a melhoria da qualidade de vida da população, através da criação de espaços para lazer e esportes. Também beneficiará a mobilidade urbana, com a construção de calçadão e ciclovia que interliga a Avenida Carlos Lindenberg ao Corredor Leste-Oeste”, completou Marcus Vicente.

A solenidade de inauguração teve a presença do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; do deputado federal Dr. Victor Linhalis; dos secretários de Estado, José Carlos Nunes (Esportes e Lazer), Júnior Abreu (Casa Civil), Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo) e Jacqueline Moraes (Mulheres); além de dirigentes de autarquias, vereadores e lideranças comunitárias.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Fernanda Magalhães