29/03/2022 17h23

Estado Presente: 1ª reunião do Grupo Gestor Local do CRJ Guarapari aconteceu no bairro Kubistchek

A 1ª Reunião do Grupo Gestor Local do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Guarapari, realizada na última quinta-feira (24), no bairro Kubistchek, contou com a presença dos coletivos e grêmios que dialogam diretamente com as juventudes de Guarapari.

O Grupo Gestor Local é um grupo de pessoas dispostas a contribuir com os trabalhos do Centro de Referência das Juventudes. O grupo contribui para a definição dos temas das oficinas, das atividades e agenda do CRJ, além da participação da definição dos critérios para locação de salas e equipamentos, do horário de uso, entre outros assuntos.

Mulheres que Lutam (MQL), Conexão Cultural, Coletivo Diversidade, Resistência e Cultura (DRC), Sinestesia – Criatividade Coletiva, Grêmio Marcílio Lieberenz Falleiros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), e a Comissão Pró-Grêmio da Escola Estadual Angélica Paixão, participaram de maneira ativa do encontro e ouviram da equipe do CRJ o que foi elaborado em relação às ações planejadas, de acordo com o entendimento do processo de articulação e o mapeamento das demandas dos jovens, realizado por meio das escutas ativas na região, nos três primeiro meses.

Foram apresentadas as atividades das oficinas de ocupação e regulares, escolhidas após levantamento realizado por meio de questionários aplicados com as juventudes em escolas, pistas de skate, serviços de acesso às juventudes, coletivos e andanças no território.

O Grupo Gestor aprovou essas primeiras ações e se colocou à disposição para ajudar a mobilizar a juventude, para que ocupem o CRJ. Também lembrou a vontade de objetivar a criação de novos coletivos e espaços de organização da juventude, além de ações culturais que possam atrair esse público, tendo como sugestão inicial um cineclube que fale das movimentações da juventude organizada na luta estudantil, segundo a coordenadora do CRJ Guarapari, Gabriela Nogueira.

Com a cadeira do Ifes definida, o grupo se reuniu sem a presença da equipe do CRJ, de maneira a dar maior autonomia à discussão, para definir quem seriam os coletivos que ocupariam as demais cadeiras. Ao final de muito diálogo, o entendimento pela representatividade foi o parâmetro definido: os coletivos que discutem violação dos Direitos Humanos tanto para o público LGBTQIA+, quanto para as Mulheres, foram os escolhidos. Assim, DRC (Titular) e MQL (Suplência) representarão os demais coletivos e grupos na composição do Grupo Gestor, com o Grêmio Marcílio Lieberenz Falleiros.

Ficou definida a próxima reunião para o dia 22 de abril, de maneira a promover uma avaliação do primeiro mês de funcionamento do CRJ, discutindo posteriormente os horários de funcionamento, adesão do público-alvo, oficinas e atividades formativas, além de demais encaminhamentos que sejam pertinentes.

CRJ

O CRJ Guarapari vai ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. O destaque vai para a oferta de cursos; oficinas para a geração de renda; atividades de esporte, cultura e lazer; acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho; internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.

“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado no município e em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, ressaltou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O CRJ Guarapari é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública. Ele é um projeto que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os CRJs integram esse programa e serão implantados em dez municípios atendidos pelo Estado Presente. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos