25/02/2022 16h23

Estado Presente: começa obra de reforma do CRJ de São Mateus

As obras de reforma do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de São Mateus tiveram início nesta semana. O imóvel, que fica na Avenida Gileno Santos, no bairro Ayrton Senna, vai receber intervenções na parte interna e externa, neste final de semana.

Dentro das atividades previstas, estão a lavagem das paredes e a capina, que já foi iniciada, além das pinturas interna e externa da edificação e do muro. A parte elétrica e troca de gradis do espaço também será recuperada.

O coordenador do CRJ São Mateus, Clailton Monte, espera que as intervenções sejam concluídas no próximo mês. “Não vamos fazer mudanças estruturais na edificação, que tem dois pavimentos e 20 salas. Então, acreditamos que será possível fazer essa reforma neste período”, acrescentou.

O CRJ será um espaço público moderno para acolher o jovem de 15 a 24 anos de São Mateus. O equipamento contará com salas multiuso para oficinas, recepção e laboratório temático. Além disso, terá computadores que podem ser usados para fazer trabalhos de escola ou mesmo para trabalho. Tudo isso de graça.

Além dessa infraestrutura de ponta, o Centro de Referência das Juventudes São Mateus terá uma equipe interdisciplinar, com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social.

A implantação do CRJ é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Abequar, definida após ampla seleção pública para fazer a gestão do espaço. O CRJ São Mateus integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

"Em breve, vamos inaugurar o CRJ São Mateus. No total, serão 14 CRJs no Estado para que as nossas juventudes tenham mais oportunidades. Eles são o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, ressaltou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard