Estudante capixaba é selecionada para programa de educação científica nos EUA
A estudante Bruna Butke de Souza, da Escola Estadual José Pinto Coelho, de Santa Teresa, foi selecionada e vai embarcar para uma experiência educacional nos Estados Unidos, por meio do Programa National Youth Science Camp (NYSCamp), da Embaixada Americana.
Participaram da seleção estudantes de todo o Brasil. A seleção final foi realizada e divulgada pela Embaixada Americana, em que foram selecionadas duas estudantes: uma do Espírito Santo e outra de São Paulo. Essa é uma oportunidade que foi aberta para os estudantes matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio da rede estadual que possuem boas notas na área de Ciências e também fluência em inglês.
Bruna foi pré-selecionada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que convocou os candidatos que tiveram sua inscrição deferida para uma entrevista em Inglês. Ela está 3ª série do Ensino Médio, é estudiosa e bastante interessada na área de Ciências Humanas, em especial, História Contemporânea e Geografia Política. Também já participou quatro vezes e recebeu três menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Para a estudante, a viagem será a realização de um sonho. “Será uma grande oportunidade para mim, que pretendo seguir carreira na área de Ciências Exatas. Vou poder conhecer mais sobre esse campo, por meio de experiências com profissionais, podendo aprimorar meu currículo escolar e futuramente, o meu currículo profissional. Além disso, vou aperfeiçoar meu inglês, conhecer outras pessoas e novas culturas. Estou muito feliz e animada”, contou.
O National Youth Science Camp (NYSCamp) é um programa de educação científica que premia e desafia estudantes do Ensino Médio dos Estados Unidos e de vários outros países a explorar questões nas áreas das Ciências Biológicas; Física; Arte e Música, por meio de palestras, oficinas e outras vivências.
O NYSCamp acontecerá de 27 de junho ao dia 21 de julho e será realizado no estado da Virgínia Ocidental (West Virginia). Os estudantes poderão apresentar seminários em suas próprias áreas de interesse e pesquisa e também terão a oportunidade de visitar algumas das principais instalações científicas, governamentais e culturais dos EUA, em Washington D.C.
O programa inclui, também, atividades como excursões na Floresta Nacional de Monongahela, trilhas, escalada, espeleologia, mountain bike e caiaque. Todas as despesas relativas ao programa serão custeadas pelo Departamento de Estado Americano, por meio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone/ Gustavo Rosa
vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br / gprosa@sedu.esgov.br
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815