Estudantes da EJA do sistema prisional participam de projeto sobre diversidade étnico-racial
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Domingos, da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que são privados de liberdade, participaram, nessa quarta-feira (08), do momento de apresentação do projeto “Tecendo reflexões na perspectiva étnico-racial da EJA no sistema prisional de São Domingos”.
Participaram da ação estudantes da 1ª a 8ª etapa da EJA, o diretor da escola referência, Max Sandro Orele, o diretor do Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN), Rui Ohnersorge, e o pedagogo Tiago Ferreira da Silva.
O objetivo do projeto é levar os estudantes a refletirem sobre a diversidade étnico-racial e cultural, para que possam compreender que cada povo tem identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social, e perceber as contribuições deles para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil. A iniciativa visou ainda a promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos.
“O momento coroa as mais diversas ações que nossos professores estão desenvolvendo com nossos estudantes privados de liberdade, a fim de que a temática étnico-racial não permanece apenas na semana da consciência negra”, disse o pedagogo Tiago Ferreira da Silva.
Para o diretor da unidade prisional, Rui Ohnersorge, a parceria com a escola referência é muito importante, pois o sucesso do trabalho ocorre a partir da cooperação e colaboração entre as partes envolvidas, como a escola referência, a Superintendência Regional de Educação (SER), a Secretaria da Educação (Sedu) e a Secretaria da Justiça (Sejus).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata