10/05/2017 14h43 - Atualizado em 10/05/2017 14h44

Estudantes da Escola Estadual Renato Pacheco aprendem gramática por meio de jogos

Foto: Assessoria de Comunicação/Sedu

Já imaginou aprender enquanto joga e se diverte? Foi com essa ideia e pensando no bom desempenho e resultado positivo dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Renato Pacheco, localizada em Vitória, que a professora de Língua Portuguesa, Mara Paixão, elaborou na última sexta-feira (06) uma oficina de jogos. Essa ação teve como objetivo trabalhar as orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais.

Divididos em grupos, os alunos tiveram que criar jogos que envolvessem perguntas e respostas, nos quais constavam conteúdos estudados em sala de aula. Cada equipe teve que apresentar os trabalhos no pátio externo da escola, além de entregar a parte escrita, contendo o objetivo, o passo a passo, tudo de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

De acordo com Mara, a ideia foi fazer com que os grupos construíssem situações interativas que os levassem a reconhecer como suas expectativas podem ser alcançadas, tornando-os protagonistas de suas próprias histórias. “Ao jogar, o estudante aprende toda a matéria e, enquanto isso, eu consigo mapear onde esses alunos apresentam mais dificuldades, acompanhando o desempenho deles por meio de relatórios”, explicou.

A professora firmou que com essa atividade, os educandos aprenderam mais sobre o que e quais são as orações subordinadas. “Esse é o momento para descomplicar o que quase sempre é um problema nas aulas de Língua Portuguesa. Eles criaram os jogos no próprio pátio, já que é um lugar mais arejado e espaçoso. Sem falar que foge da rotina de se trabalhar sempre em sala de aula”, concluiu.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
Texto: Emanoele Rocha

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard