30/05/2017 15h14

Estudantes da Escola Viva de Colatina celebram Movimento Maio Amarelo com ações diversificadas

Foto: Assessoria de Comunicação/Sedu

Em apoio ao movimento “Maio Amarelo - Atenção pela Vida”, os estudantes do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Conde de Linhares           , Unidade da Escola Viva, localizada em Colatina, realizaram, nesta segunda-feira (29), uma série de atividades diversificadas. Esta ação teve como objetivo trabalhar a conscientização da segurança e da preservação de vidas, além de promover a interação dos jovens com a temática “trânsito” e a aprendizagem de forma lúdica.

Durante o evento, os alunos assistiram a palestras educativas sobre a segurança no trânsito; divertiram-se durante uma gincana com jogos de dados e tabuleiro, todos com questões voltadas para o trânsito; participaram de um bate-papo com a ex-aluna da rede estadual de ensino, Pâmela Cristina, que há alguns anos atrás sofreu um grave acidente de carro, mas que hoje está bem.

Com as atividades, os estudantes aprenderam o uso correto dos equipamentos de proteção e aprenderam como se comportar no trânsito. “Recebemos dicas referentes aos cuidados que devemos ter para que não aconteça nada de ruim e quais atitudes tomar caso aconteça algum tipo de acidente”, disse o aluno Henrique Guaitolini, da 2ª série.

“Achei que está foi uma iniciativa boa por parte dos professores, pois assim, pudemos entender como o trânsito pode ser perigoso. Sem falar da gincana que nos ajudou a absorver todas as informações que nos foram passadas”, completou o estudante.

A Supervisora Pedagógica da Escola Viva, Rosangela Stacul, frisou que as palestras para os jovens são importantes, pois eles ficam sabendo o comportamento que devem aderir no trânsito, seja como pedestres ou como passageiros.

"A mobilização em prol da conscientização sobre os cuidados que devemos ter no trânsito é mais do que indispensável. Respeitar as faixas de pedestres, dirigir em velocidade compatível à segurança, usar os cintos, as cadeirinhas para crianças, estar atento à sinalização e às condições das vias são atitudes que contribuem para a preservação de vidas", explicou Rosangela.

Movimento Maio Amarelo

O ‘Maio Amarelo’ é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes através da mobilização da sociedade na busca por um trânsito mais seguro e cidadão. Esta ação já promoveu atividades em todos os estados brasileiros e nos países internacionais.

A campanha visa à conscientização e cita o cuidado com pedestres e ciclistas, ressaltando o respeito às leis de trânsito como comportamentos seguros. Uma das peças convida a sociedade para se mobilizar por um trânsito mais seguro.

A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.

O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013. A semana também é conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.

Outra referência mundial ao mês é a realização do balanço das ações concretizadas desde que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Os países membros uniram esforços na redução de 50% no número de feridos e mortos no trânsito durante os próximos dez anos (2011 até 2020).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
Texto: Emanoele Rocha

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard