08/08/2017 14h54

Estudantes da rede estadual participam do VIII Festival de Xadrez das Escolas da Rede Estadual do Espírito Santo 2017

Foto: Assessoria de Comunicação/Sedu

Utilizado no desenvolvimento de habilidades cognitivas, o Jogo de Xadrez vem se tornando uma prática pedagógica em escolas da rede estadual de ensino. E com o objetivo de melhorar o aprendizado dos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizará o VIII Festival de Xadrez das Escolas da Rede Estadual do Espírito Santo 2017, que acontecerá no dia 17 de agosto, às 13h.

O evento acontecerá na quadra da Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto e no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em Vitória. Encaram a disputa 260 alunos enxadristas. Destes, 20 são estudantes privados de liberdade, que estão participando pela quinta vez.

O torneio será disputado pelo Sistema Suíço em cinco rodadas. O tempo de reflexão para cada xadrezista será de 10 minutos (aplicando-se as regras de xadrez rápido da FIDE - Rapidplay). A pontuação dos atletas deverá obedecer às regras da FIDE, ou seja, vitória um ponto, empate meio ponto e derrota zero.

A competição será dividida em quatro categorias: Categoria Infantil (nascidos a partir de 01/01/2003), Categoria Juvenil (nascidos de 31/12/2000 até 01/01/2002), Categoria EJA (nascidos em datas anteriores a 2000) e Categoria Especial. A premiação é de medalhas para o 1º ao 10° lugar de cada categoria e troféu para os campeões feminino e masculino.

O Festival

O evento é promovido com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), da Faculdade Serrana (Farese), da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).

A competição visa incentivar a integração dos conhecimentos, auxiliar na ressocialização dos estudantes privados de liberdade e proporcionar novos conhecimentos, desafios e resgate de valores. Em sua quinta participação, os internos terão a oportunidade de vivenciar algo que proporcionará um momento de descontração e aprendizado.

O Festival é voltado para os alunos da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio, da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial. A realização do campeonato fomenta o ensino e a prática de xadrez nas escolas.

Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone