27/04/2018 15h27

Estudantes da rede estadual vão compor a Orquestra Sinfônica Jovem do ES

O Espírito Santo vai ganhar a sua primeira Orquestra Sinfônica Jovem. A banda será composta por alunos de escolas públicas estaduais da Grande Vitória e a seleção vai contemplar estudantes que receberão aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Posteriormente, os futuros músicos participarão da orquestra.

O edital com abertura de inscrições para seleção foi divulgado, nesta sexta-feira (27), pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). As aulas serão no contra turno, com 20 vagas por turno, abertas para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio.

Com o intuito de manter a proporção de instrumentos e naipes formadores da orquestra, as escolas participantes serão distribuídas da seguinte forma: cinco escolas com violinos, duas com violas, duas com violoncelos e uma com contrabaixos.

Em cada escola serão formadas duas turmas de até 20 alunos, totalizando 40 estudantes por escola, com exceção da escola que receber os contrabaixos – devido às dimensões físicas do instrumento –, onde serão formadas turmas de 12 alunos, totalizando 24 participantes.

Inscrições

As escolas interessadas deverão se inscrever de 02 a 11 de maio, diretamente na Superintendência Regional de Educação na qual está vinculada.

Os critérios para a seleção da escola são: estar localizada na Grande Vitória; estar de acordo em receber o naipe designado pela coordenação do projeto (violino ou viola ou violoncelo ou contrabaixo); ter auditório e local apropriado para as aulas de música (cadeiras sem braço, quadro negro ou branco); possuir sala disponível para guardar os instrumentos musicais; providenciar cópias e impressões quando solicitadas pelo professor; responsabilizar-se pelos instrumentos e acessórios disponibilizados pelo projeto.

As inscrições deferidas serão divulgadas no dia 22 de maio, no site da Sedu -www.educação.es.gov.br.

Orquestra Sinfônica Jovem

Com as aulas coletivas, no segundo semestre será implantada a Orquestra Sinfônica Jovem do Espírito Santo (OSJES), com participação de 55 alunos, selecionados dentre todos os envolvidos. Os ensaios acontecerão aos sábados, no Parque Botânico da Vale.

A ação é uma realização da Sedu em parceria com a Faculdade de Música do Espirito Santo (Fames), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Confira o edital

Assessoria de Comunicação / SEDU