Estudantes da Rede Pública Estadual vencem concursos de crônicas e poesia
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino venceram os Concursos de Crônicas e de Poesia 2023, promovidos pela Academia Espírito-santense de Letras. O resultado do concurso, destinado aos estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, foi divulgado nesta quinta-feira (31).
Participaram estudantes de 17 escolas públicas do Estado, que apresentaram 79 trabalhos no Concurso de Crônicas e 96 em Poesia. O objetivo da premiação é incentivar a leitura e a formação de novos escritores, bem como o conhecimento e a reflexão dos estudantes sobre a realidade e o lugar onde vivem.
Neste ano, o Concurso de Crônicas homenageou a escritora Jeanne Billich, a 5ª ocupante da Cadeira 7 da Academia Espírito-santense de Letras. Já o Concurso de Poesia homenageou o escritor Miguel Marvilla, o 3º ocupante da Cadeira 18 da Academia.
Resultados
Os primeiros colocados do concurso, nas modalidades de crônica e de poesia, vão receber R$ 1 mil cada. Já os três primeiros colocados, em cada modalidade do concurso, vão receber medalha de participação, certificado, revistas, livros e terão os trabalhos publicados no site da Academia Espírito-santense de Letras.
Além disso, a comissão do concurso decidiu conceder três menções honrosas, que também vão para alunos da Rede Pública Estadual. Os agraciados receberão medalhas, certificados, revistas e livros. As escolas da Rede Estadual que participaram da promoção vão receber certificados.
A premiação dos vencedores dos concursos de Crônica e Poesia será realizada no próximo dia 15 de setembro, em Vitória, em um evento que vai comemorar os 102 anos de fundação da Academia Espírito-santense de Letras.
Confira os vencedores, por categoria, da Rede Pública Estadual de Ensino:
Crônica
1º lugar: Luisa Vieira Milagre, da EEEFM Professora Aldy Soares Merçon Vargas, de Conceição de Castelo. Crônica: O lugar onde vivo;
2º lugar: Heloisa Matias Bravim, da EEEFM Victório Bravim, de Marechal Floriano. Crônica: Um dia no sítio;
3º lugar: Wendel Maciel Soares, da EEEFM Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, de Cachoeiro de Itapemirim. Crônica: The death of the 777.
Poesia
1º lugar – Diana Dias Rodrigues Lima, do CEEFMTI Ewerton Montenegro Guimarães, de Viana. Poema: Assédio;
2º lugar: Alexandre Wilian Rodrigues Almeida, do CEEFMTI Ewerton Montenegro Guimarães, de Viana. Poema: Versos alados: a poesia que ecoa no coração;
3º lugar: Thaylla Santos Gonçalves, da EEEFM Sobradinho, de Boa Esperança. Poema: O jardim encantado.
Menções honrosas
Luiza de Almeida Alves, do CEEMTI Afonso Cláudio, de Afonso Cláudio (participou do Concurso de Poesia);
Ana Luiza Caxeiro Figueira, da EEEFM Wilson Resende, de Cachoeiro de Itapemirim (participou do Concurso de Crônica);
Rúbia Fim Rodrigues, do CEEFMTI Bráulio Franco, de Muniz Freire (participou do Concurso de Crônica).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707