Estudantes de Ecoporanga aprendem Matemática por meio de metodologias ativas
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Daniel Comboni, localizado em Ecoporanga, desenvolveu atividades práticas com os estudantes, por meio de metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida e Gamificação.
As práticas e atividades foram pensadas e propostas pelos estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e denominadas “Projeto Respire Matemática: Práticas Experimentais ao Ar Livre”.
“No início do projeto, ainda estavam em vigor os protocolos de segurança da pandemia, por isso, a opção por espaços ao ar livre. Os estudantes foram divididos em grupos e por objetivos de aprendizagem da série. Ao longo do tempo, eles foram amadurecendo as propostas de atividade”, explicou o professor de Matemática Marciano de Almeida Vieira.
Um dos objetivos do projeto foi que os estudantes pensassem de forma criativa para que as atividades pudessem envolver a todos. As metodologias ativas apareceram como possibilidade de inverter a sala de aula e trabalhar alguns objetos em forma de gamificação e/ou de trilhas pedagógicas.
“O resultado ficou visível no sorriso dos estudantes. Foi criado um ambiente mais aberto e de muitas possibilidades de aprendizado. As tecnologias apareceram como suporte, mas o projeto girou em torno mesmo foi da criatividade”, disse Marciano de Almeida Vieira.
“CardioMatemática”, “Trilha Matemática”, “Caça ao Tesouro com Enigmas”, “Jogo Among Us Matemático: Quem é o impostor?”, “Mapa da Mina”, e “Show do Milhão Matemático” foram algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes.
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Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata