Estudantes de escola estadual de Barra de São Francisco visitam o Prodest
O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa terça-feira (03), a visita de alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXIII, localizado no município de Barra de São Francisco.
Para conhecer a infraestrutura tecnológica do Prodest, os alunos foram à sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eduardo Medeiros Gardioli.
Ele explicou como está organizada a rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e municípios do interior do Estado. “Atualmente, essa rede contempla órgãos públicos em 70 cidades. A previsão é que, em 2025, todos os municípios capixabas sejam contemplados”, pontuou o gerente.
Em seguida, foram apresentadas as ações da Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic) pelo supervisor de Infraestrutura, Armazenamento e Backup do Prodest, André Barbosa de Oliveira.
Ele detalhou como a autarquia trabalha para gerenciar 280 bancos de dados e mais de 25 mil contas de correio eletrônico. Também explicou as medidas de segurança da informação efetivadas para proteger os sites e sistemas hospedados no Data Center do Estado, localizado na sede da autarquia, em Vitória.
Além disso, Barbosa comentou sobre os procedimentos para armazenar 14,6 petabytes de dados e as ferramentas usadas pela Geptic, como o Dynatrace (serviços de monitoramento), Visual Studio (desenvolvimento de soluções) e Zimbra (administração de contas de correio eletrônico).
Sistemas Governamentais
A última parte da visita envolveu a apresentação dos serviços da Gerência de Sistemas (Gesit), conduzida pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius de Freitas Soares.
Atualmente, a unidade é responsável pela gestão de 152 sites e 159 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Estado. Também foi destacado o Conecta Cidadão, plataforma com informações sobre 637 serviços do Governo do Estado, sendo 347 digitais, 157 parcialmente digitais e 133 presenciais.
Soares ainda detalhou o funcionamento de vários sistemas governamentais desenvolvidos pelo Prodest para melhorar o atendimento do Estado aos capixabas, como o Agenda ES, o sistema de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs), o software Seleção Aluno e a ferramenta de Ouvidoria do Governo do Estado.
A economia de recursos públicos e a preservação do meio ambiente proporcionadas pelo sistema E-Docs, responsável pela tramitação de processos e documentos de forma eletrônica nos órgãos do Poder Executivo Estadual, também foram destacadas durante a apresentação.
Aprendizado
Para a professora Charla Pereira dos Santos, a visita é uma experiência valiosa para os alunos terem uma maior vivência sobre o que aprenderam em sala de aula. “Ciência, tecnologia e informação são segmentos que caminham juntos e isso os estudantes perceberam durante a visita”, enfatizou.
Na avaliação do aluno João Vitor Menezes , a visita foi um grande aprendizado porque proporcionou conhecer a estrutura de uma organização do setor de Tecnologia da Informação (TI). “É muito positivo sair da teoria e conhecer como funciona na prática a carreira que pretendo exercer no futuro”, afirmou.
As instituições de ensino, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini