13/07/2023 14h06

Estudantes de escola estadual de Vila Velha fazem visita técnica ao Prodest

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEMM) Ormanda Gonçalves, de Vila Velha, estiveram no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), na tarde dessa quarta-feira (12).     

Os estudantes são do curso técnico em Redes de Computadores e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os serviços prestados pela autarquia aos órgãos estaduais.

Inicialmente, eles assistiram a um vídeo institucional que destaca a trajetória e os trabalhos realizados pelo Instituto para os órgãos Estaduais. Em seguida, o gerente de Suporte, Reinaldo Martins Barbosa, citou as tecnologias adotadas pelo Prodest para proteger as informações governamentais. Além disso, mencionou os trabalhos executados nos segmentos de banco de dados,  correio eletrônico e acesso à Internet.

“Somos responsáveis por hospedar dados de sistemas importantes e os serviços digitais do Detran. Por isso, o Data Center precisa ser um ambiente com alto nível de segurança”, acrescentou Barbosa.

Perfil

No auditório, os estudantes também tiveram uma visão ampla sobre os serviços da Gerência de Sistemas (Gesin). O responsável por apresentar as principais ações da unidade foi o analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius de Freitas Soares.

Inicialmente, ele abordou o perfil dos funcionários que atuam na Gesin. “É um profissional capacitado e curioso, com foco em inovação. Isso é fundamental para trabalhar com desenvolvimento de  sistemas, websites, webservices,  aplicativos mobile, Business Intelligence e dados abertos”, frisou.

Soares também apontou vários sistemas desenvolvidos pela Gesin, como o e-Docs (tramitação eletrônica de documentos e processos), Agenda-ES, Acesso Cidadão, entre outros. Além disso, apresentou detalhes sobre o Conecta Cidadão, portal que reúne informações sobre 578 serviços do Governo do Estado, sendo que, desse total, 303 são totalmente digitais. 

O gerente de Sistemas, Alessandro Frizzera Baugarten, também participou da visita e apresentou os procedimentos adotados pelo Instituto para o desenvolvimento de softwares.

Segurança e aprendizado

Por último, os estudantes foram à Sala de Controle (NOC), do Data Center do Estado. Eles foram recebidos pelo gerente de Operações, Deyler Tose Marchezini, que abordou o programa ES Digital, cuja meta é expandir a rede de fibra óptica do Governo do Estado para todos os 78 municípios capixabas.

Ele ainda abordou os procedimentos de segurança do Data Center do Estado. “Contamos com duas mil máquinas virtuais e servidores para garantir que sistemas, como o Siarhes, Sigefes e Siga, sejam utilizados pelos funcionários públicos adequadamente”, acrescentou Marchezini.

Foi a segunda visita da Escola Estadual de Ensino Médio Ormanda Gonçalves ao Prodest nesta semana. A primeira foi realizada na última segunda-feira (10) e contou com a presença de alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

Na avaliação do professor Edson Nunes, a visita apresentou um caráter bastante didático, fazendo com que os estudantes tenham uma visão mais clara sobre como são executados os serviços em uma instituição do segmento de TI.

Para o aluno Gabriel de Souza Raimundo, a explicação sobre o gerenciamento da rede de fibra óptica do Poder Executivo Estadual e os procedimentos de segurança do Data Center foram os pontos que mais chamaram a atenção. “Achei ótima a visita, porque também me proporcionou ter uma dimensão de como o Prodest é importante para o Governo do Estado”, enfatizou. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard