05/05/2017 15h14

Estudantes de Governador Lindenberg participam do projeto “Água é Vida”

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Carlos Mendes, localizada em Governador Lindenberg, participaram – na última semana – do projeto “Água é Vida”. A ação foi criada para conscientizar os alunos sobre a conservação, preservação, desperdício e recuperação dos recursos hídricos, além da redução de consumo de água.

Durante toda a semana, os educandos realizaram pesquisas para saber como desenvolver boas ideias para reutilização de água. Após as buscas, foram para uma visita técnica na estação de tratamento de água da sede do município de Governador Lindenberg, para aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. No local, puderam observar o funcionamento dos filtros que tratam a água que eles utilizam em casa, ou até mesmo na instituição de ensino.

Ao retornar para a escola, o professor dividiu os alunos em grupos e propôs que fossem montados filtros caseiros, a partir de tudo que foi visto durante a visitação. Para a montagem do filtro foram utilizados materiais como Garrafa pet, tesoura sem ponta, chumaço de algodão, areia fina e grossa, cascalho fino e grosso e água barrenta.

De acordo com o professor de Ciências e Biologia, João Guilherme Elias Junior, a ação faz parte do conteúdo estudado em sala de aula com o tema “Poluição e tratamento da água”. “Essa aula prática foi simples e muito importante no processo de ensino e aprendizagem, pois proporcionou a visualização de um tratamento simplificado da água. Após a construção dos filtros caseiros, os mesmos foram expostos no pátio da escola para que as outras turmas possam observar”, afirmou.

A estudante Tainá Nascimento Pires disse ter gostado muito da aula. “Achei interessante, pois descobrimos novas formas de tratar a água. Agora sabemos que não podemos ficar esbanjando água atoa, porque dessa forma ela vai acabar”, concluiu.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
Texto: Emanoele Rocha

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard