Estudantes de Guaçuí criam aplicativo que ensina matemática
Probabilidade, estatística, análise combinatória, funções e geometria. Estas e outras expressões da disciplina de matemática, que deixam os estudantes cheios de dúvidas, agora podem ser estudadas por meio de um aplicativo de celular. A ferramenta foi desenvolvida por alunos das 2ª séries do Ensino Médio dos turnos matutino e vespertino da Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí, na Região do Caparaó.
O objetivo desse projeto é melhorar a participação dos estudantes nas aulas, fazendo com eles fiquem mais motivados a estudar toda a matéria e preparem-se para as provas do Exame Nacional do Espírito Santo (Enem). A iniciativa partiu da professora Thiely Fonseca, que leciona a disciplina de Matemática.
“Vivemos na era do celular e todos estão conectados. Este foi um meio de inserir a matemática na realidade dos alunos, trazê-los para a aula, sem tirar o celular. Estou feliz com o resultado e quebrou o paradigma de que a matemática era o bicho papão”, contou a professora.
A missão de criar a ferramenta ficou com o estudante Iago Moura, de 17 anos, que já era bolsista do laboratório de informática da escola. “Fui pesquisando em sites da internet, vendo tutorial, depois criei um site e disponibilizei na loja de aplicativos. Tudo durou duas semanas”, explicou Iago.
O aplicativo
Depois de três meses de empenho para colocar o conteúdo produzido pelos alunos e revisado pelos professores, a ferramenta ficou disponível, nesta semana, para quem quiser baixar. Para ter acesso, basta ir à loja de aplicativos do celular e digitar o nome Start Math.
O download é gratuito e mais de 200 pessoas já baixaram a ferramenta que possui questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, contém a história da turma, textos teóricos sobre temas matemáticos, desde revisão básica, até expressões mais complexas, como função exponencial e progressão geométrica.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
Texto: Emanoele Rocha