14/12/2016 16h20 - Atualizado em 14/12/2016 16h23

Estudantes e professor da rede estadual são vencedores do Prêmio Ecologia 2016

Dois estudantes e um professor da rede estadual de ensino foram os primeiros colocados do Prêmio Ecologia 2016. A cerimônia, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), abordou o tema: “Crise Hídrica: ações e soluções”.

Na categoria “Desenho: 9 a 11 anos”, o estudante Luan Nunes Jamvrin, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), ficou em 1º lugar com o desenho “Preserve nossas águas”. Já na categoria “Desenho: 15 a 18 anos”, o 1º lugar foi conquistado pelo estudante Gabriel Barbosa Roseiro Varejão Pignaton, também do NAAH/S, com o desenho "Reflorestar, preservar e sustentar!”.

De acordo com Gabriel, para alcançar o resultado desejado, foi necessário aprender novas técnicas de aperfeiçoamento. “Creio que consegui fazer exatamente o que eu queria, pois gostei bastante. Foi muito legal participar e, principalmente, vencer. Foi a primeira vez que participei e nos próximos anos quero disputar novamente”, disse o estudante.  

Além dos alunos que ficaram com a primeira colocação, a estudante Thaís Amorim da Silva conquistou o 2º lugar na categoria “Desenho: 15 a 18 anos”, com o título “Será que existe cacto suficiente?”. 

O professor Paulo Pilon, do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, também conquistou o 1º lugar na premiação com o projeto “Reaproveitamento de água no ambiente escolar”, concorrendo na categoria “Educacional Ensino Fundamental”.

Também na categoria “Educacional”, outros três professores da rede estadual conquistaram o 2º lugar, foram eles: Joacles Costa Bento, com o projeto “Carlitos e o Meio ambiente”; Marneliliane Oliveira Soares Gavazza, com o projeto “Reflorestar mudando conceito, transformando paisagens”, e Eduardo Vieira de Castro, com o projeto “O Rio Jucu é a água que sai da torneira”.

Nessa edição, o prêmio Ecologia contou com uma bancada de júri técnico para realizar a análise dos projetos finalistas. 

Prêmio Ecologia 2016

A premiação, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), também conta com o apoio da Rede Vitória de Comunicação.

O principal objetivo do Prêmio é promover reconhecimento e incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Espirito Santo.

Para o ano de 2016, as categorias do Prêmio Ecologia foram: pesquisa, educacional (subcategorias: ensinos infantil, fundamental e médio), fotografia, curtas ambientais, desenho (subcategorias: 6 a 8 anos, de 9 a 11 anos, de 12 a 14 anos, de 15 a 18 anos) e municípios sustentáveis.

O primeiro e o segundo colocados de cada categoria foram premiados com um notebook e um tablet, respectivamente. Na categoria Fotografia, os dois primeiros colocados ganharam câmeras fotográficas. A premiação na categoria Experiências de Sucesso foi no valor de R$ 6 mil.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone

(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815

vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br/

Texto: Paula Nogarolli

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard