Estudantes visitam a exposição “Acervo de Afetos”
Com elementos interativos e didáticos, a exposição “Acervo de Afetos”, na Galeria Homero Massena, em Vitória, está conquistando os estudantes da rede pública estadual. Alunos do Ensino Fundamental de 22 escolas estaduais dos municípios de Serra, Cariacica e Vila Velha estão tendo a oportunidade de participar de uma aula diferente, com muito aprendizado.
A exposição “Acervo de Afetos” buscou inspiração na infância, nas memórias e brincadeiras de criança. Ela trabalha a interdisciplinaridade, uma vez que a exibição flui entre a educação artística, a língua portuguesa e a educação física.
Durante a visita, os professores incentivam os alunos a pesquisarem sobre as brincadeiras de crianças abordadas na exposição, como: brincadeira de roda, pipas, piões, amarelinha, peteca, bola, dentre outras que na atualidade estão sendo esquecidas e substituídas pela tecnologia.
Para a professora de Educação Física da Escola Estadual Boa Vista, Kleidiana Borges, que acompanhou os alunos, o passeio proporcionou uma vivência nova na vida escolar de cada um deles. “Além de resgatar algumas brincadeiras populares infantis, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer obras feitas por artistas capixabas, além de ver monumentos como o Palácio Anchieta e a Catedral, que fazem parte da história do Espírito Santo”, explicou.
As visitas à exposição tiveram início em março e seguem, com dia e horário marcado, até 14 de abril. As escolas contempladas foram: Celestino de Almeida, Dr. Souza Araújo, Stellita Ramos, Wellington Ferreira Borges, Gladiston Regis Barbosa, Manoel Paschoal de Oliveira, Boa Vista, Tiradentes, Des. Cândido Marinho, Prof. Jorge Anízio Borjaille, Galdino Antônio Vieira, Barão do Rio Branco, Francisco Alves Mendes, Anna Gomes, Adevalni de Azevedo, José Rodrigues Coutinho, João Antunes das Dores, Campinho, Germano André Lube, Manoel Lopes, Dante Michelini e Domingos José Martins.
Capacitação
Antes das visitas, os professores das disciplinas de Arte e Educação Física que atuam com estudantes de Ensino Fundamental, anos iniciais, em cada uma das 22 escolas, participaram de uma capacitação/oficina, com elaboração do projeto que foi desenvolvido em sala de aula. A proposta de trabalho teve como objetivo integrar ações desenvolvidas no espaço escolar a fim de informar os alunos sobre a exposição, visitação mediada e ações após retorno à escola.
A exposição
Com obras dos artistas Ângela Gomes, Elpídio Malaquias, Rômulo Cardozo, Natal e Nice, a atmosfera lúdica da exposição “Acervo de Afetos” buscou elementos interativos que criam um ambiente divertido e nostálgico com teor didático que faz os visitantes imergirem na arte naif capixaba e no imaginário infantil. O intuito é que o público, especialmente as crianças, esteja livre para explorar o espaço, interagir com as obras e fique estimulado a buscar por conhecimento em artes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone