Estudo aponta que investir em tecnologia diminui gastos públicos
Estudo aponta que investir em tecnologia diminui gastos públicos
O setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) contribui para reduzir as despesas no setor público. Essa é a conclusão do estudo “Modelagem dos Efeitos dos Investimentos Públicos em TIC sobre os Gastos Governamentais”.
De acordo com a pesquisa, a cada R$ 1,00 investido em tecnologia da informação e comunicação é possível reduzir R$ 9,42 em gastos governamentais. O estudo também constatou que a cada 1% de aumento no investimento em TIC pelo setor público o Produto Interno Bruto (PIB) cresce 0,058%.
Conduzida pelo Instituto Piatam, a pesquisa teve como fontes órgãos públicos do segmento de TIC, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Comitê Gestor da Internet (CGI.BR) e o Banco Mundial.
Na avaliação do presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Paulo Henrique Rabelo Coutinho, o estudo mostra que a TIC é fundamental não apenas para melhorar os serviços públicos, mas também para utilizar os recursos financeiros com mais eficiência.
“Por exemplo, o Data Center do Estado, sediado no Prodest, armazena e disponibiliza informações dos órgãos estaduais com alto nível de segurança. Ao centralizar essa atividade em um único local, o Governo do Espírito Santo economiza gastos com equipamentos, energia elétrica e mão de obra”, explicou Paulo Henrique Rabelo Coutinho.
A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e analisou dados sobre o PIB dos Estados referentes ao período de 2004 a 2014.
Informações à Imprensa:
Eric Lopes Menequini / Prodest
(27) 3636-7173
comunicacao@prodest.es.gov.br