23/08/2024 18h13

Evento destaca genética bovina para melhorar produção de leite e de carne no Espírito Santo

Pecuaristas de todo o território capixaba estão convidados a discutir e se informar a respeito dos desafios e oportunidades da atividade no Brasil e no Espírito Santo. O Encontro de Integração da Genética Bovina Capixaba acontece neste sábado (24), a partir das 08 horas, na Fazenda Paraíso – Nelore Heringer, no bairro Jucu, em Vila Velha.

Dois palestrantes de reconhecimento nacional assumem o comando dos painéis voltados à transmissão de conhecimento e ao debate sobre a genética do gado leiteiro e de corte no País. A participação no evento é livre, sem necessidade de inscrição prévia.

“O Governo do Espírito Santo, com diversas organizações públicas e privadas, elaborou um amplo programa de apoio à pecuária com políticas públicas sólidas para este segmento e segue apoiando iniciativas que estimulam a inovação e a adoção de novas tecnologias. Nesse sentido, a evolução da genética dos animais é fundamental para a melhoria da renda dos pecuaristas e o alcance de novos mercados para a carne e para o leite”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Para abordar o assunto da pecuária leiteira no Brasil, o palestrante convidado é Paulo do Carmo Martins, doutor em Economia e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Já para tratar da palestra sobre a genética do gado de corte em terras brasileiras, a organização do evento traz o presidente da Associação Nacional de Confinadores (Assocon), Maurício Velloso.

O Encontro de Integração da Genética Bovina Capixaba é promovido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em conjunto com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), contando também com a parceria da Associação de Criadores de Nelore do Brasil, da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore e da Nelore Heringer, além do apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES), da Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (Acepegles) e do Grupo Matsuda.

Desenvolvimento da agropecuária

O Encontro faz parte das ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4 – 2023/2032), formulado para ser o referencial para as principais cadeias produtivas da agricultura, pesca e pecuária do Espírito Santo.

O PEDEAG 4 foi desenvolvido de modo a integrar programas, projetos e ações entre os setores público, privado e não governamental. O tema central para a formulação do Plano foi a inovação como forma de ampliar a competitividade, mas tendo a sustentabilidade como premissa.

08h45: Abertura

Painel - Desafios da Pecuária Leiteira No Brasil
09h: Palestra técnica: Paulo do Carmo Martins, doutor em Economia e Pesquisador da EMBRAPA
10h: Apresentação da genética leiteira capixaba