28/05/2017 14h05 - Atualizado em 28/05/2017 14h14

Evento do Maio Amarelo reúne ciclistas pela Paz

Foto: Pedro Dutra/Secom-ES

Uma "onda amarela" de ciclistas ocupou a terceira ponte, na manhã deste domingo (28). Esse foi o principal trecho do "Pedalaço pela paz – Conte até 10", realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), com apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

O evento uniu a ação do Detran|ES "Movimento Rua Coletiva: uma convivência melhor a cada esquina”, durante o “Maio Amarelo”, por um trânsito mais humano e seguro para todos, e a campanha do MPES “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que promove ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais e chama a atenção para atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência, em especial no Espírito Santo.

Os ciclistas saíram às 9 horas do estacionamento da Capitania do Portos, em Vitória, atravessaram a Terceira Ponte e seguiram até a alça na Praia da Costa, em Vila Velha, de onde retornaram para o ponto de partida, em Vitória.

Para participar e adquirir a camiseta do pedalaço, os ciclistas entregaram 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a entidades sociais da Grande Vitória.

No evento, a equipe de educação do Detran|ES realizou abordagens educativas com os participantes para orientá-los sobre direção segura no trânsito, tanto na bicicleta, como em veículos ou como pedestres no dia a dia. Também foram entregues brindes com mensagens de conscientização.

Na chegada, também houve distribuição de água e frutas, além de sorteio de bicicletas e outros prêmios.

O "Pedalaço pela paz – Conte até 10" é produzido pela empresa Alex Produções e Eventos e conta com as parcerias do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), do Detran|ES, das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, da ONG Espírito Santo em Ação e de empresas do setor privado. O evento já faz parte do calendário oficial do Estado e acontece desde 1999. Em 17 anos, o evento já reuniu milhares de pessoas e arrecadou mais de 55 toneladas de alimentos, doadas a entidades sociais da Grande Vitória.

“Maio Amarelo”

No dia 27 de abril, foi lançada no Estado mais uma edição do Movimento “Maio Amarelo’, que em todo Brasil busca reduzir o número de acidentes. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito e como as escolhas individuais afetam o dia a dia de toda sociedade.

O Maio Amarelo é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, foi definido em janeiro pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e tem como objetivo ressaltar o conceito de que não há acidentes, e sim, escolhas inadequadas.

Dentro da campanha Maio Amarelo, o Governo do Estado inovou e lançou no Espírito Santo, há um ano, o Movimento ‘Rua coletiva’, que tem como objetivo chamar os capixabas para uma reflexão sobre o comportamento no trânsito.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos